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Media Training: a capacitação para o sucesso

A importância desse treinamento é essencial para o relacionamento com o público

23/09/2016 20h53

Claudia Cardoso, diretora da agência Jeffrey Group

Geovana Monteiro  
Rafaella Vaccari 

Foto: arquivo pessoal

O treinamento de porta-vozes originalmente denominado Media Training iniciou-se nos Estados Unidos no começo do século XX, com o surgimento das relações públicas. O jornalista americano Ivy Lee – considerado o fundador das relações públicas – foi o primeiro profissional que compreendeu a importância do bom relacionamento com a imprensa.

O Media Training é uma das ferramentas de comunicação mais importantes da atualidade, é uma técnica onde o porta-voz se relaciona com a mídia e desenvolve seu posicionamento. Ele oferece maior conhecimento e entendimento de como a mídia funciona, a dinâmica de produção e principalmente os aspectos do jornalismo. Nem sempre o contato com a mídia é fácil, por isso existem profissionais indicados para auxiliar os porta-vozes nessas situações.

Claudia Cardoso, jornalista formada pela UNESP, tem mais de dez anos de experiência na área e cita cinco benefícios chaves de realizar o Media Training. “Primeiro garantimos o sucesso na transmissão das mensagens da companhia, minimização dos riscos de interpretações equivocadas, melhor aproveitamento das oportunidades de gerar exposição positiva para a empresa, maior facilidade em construir uma reputação positiva e, por último, melhor relacionamento das empresas com a imprensa”, explica Claudia.  

 Claudia também relata que em situações de crise, um porta-voz bem treinado e consciente de seu papel, tem importância central para a redução de impactos negativos, esclarecimento de fatos e demonstração de respeito ao seus stakeholders. Além disso, também ressalta que atualmente no Brasil, a prática do Media Training poderia reduzir em muito o volume das crises que diariamente ocupam as páginas dos jornais.  

 O Media Training deve ser adotado para sustentar a estratégia da empresa e não só para momentos de crise, afinal ele é um trabalho contínuo. Ele gera um recurso único e não encontrável à venda no mercado: a cultura sobre a mídia, construída ao longo do tempo. É um desafio permanente, uma prática para toda a vida dentro das organizações. 

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