Marketing de Incentivo: a importância desta ação estratégica
05/11/2015 19h17
Caroline Favero
Em todas organizações uma ferramenta importante é a motivação, para isso é necessário o desenvolvimento de ações motivacionais. Um método muito utilizado mundialmente e verdadeiramente eficaz é o Marketing de Incentivo, seu objetivo é equilibrar a questão ‘resultado x motivação’, ou seja, visa impulsionar os profissionais de uma empresa por meio de reconhecimento do talento e potencial do funcionário.
As empresas que fazem uso do Marketing de Incentivo afirmam que executada de maneira correta, a ação é muito benéfica para os colaboradores e principalmente para as organizações. Além disso é uma campanha auto pagável, pois a empresa só terá investimento em premiações caso as metas sejam atingidas, a ação pode ser utilizada para diversos focos como: incentivo, endomarketing, fidelização, programas de relacionamento, eventos e viagens.
Basicamente, este método é baseado em um tripé: motivação, reconhecimento e recompensa e é utilizado para premiar colaboradores de diversos departamentos de uma empresa, porém muitas vezes o colaborador está exercendo sua função diretamente ligada à comercialização dos serviços ou produtos.
Jiane Müzzel, sócia diretora da empresa Infiniti Marketing de Incentivo afirma: “a maioria das empresas que promovem uma campanha motivacional querem alcançar/ envolver todos os colaboradores, neste caso depende da métrica, um método de avaliação utilizado para atingir todos os colaboradores da organização e realmente envolve-los na motivação”.
É importante ressaltar que para o sucesso do processo a campanha precisa ser elaborada com diretrizes muito bem estabelecidas, para que não sejam determinadas metas inalcançáveis ou prêmios que ninguém deseja receber, pois esses fatores desestimulam os colaboradores, por isso, deve-se levar em consideração a realidade do mercado e efetuar a adequação da campanha ao público alvo e as suas reais necessidades.
Para que não haja falhas, as condições que precisam ser analisadas são: preço competitivo; perfil de concorrentes e clientes; boas condições de trabalho e posicionamento empresarial.
O Marketing de Incentivo é utilizado principalmente para aumentar a receita e as vendas, reduzir estoque, conquistar e manter clientes, implementar lançamentos e diminuir custos. Outro ponto importante é que a competição entre os funcionários para conquistar o objetivo deve ser saudável e não gerar nenhum desconforto entre a equipe.
Para a execução do projeto as empresas podem contar com as mais diversas agências especializadas em premiações. Sem dúvida, esta ferramenta utilizada de maneira correta pode ser uma alavanca para o sucesso da organização e satisfatória para ambas as partes, afinal, cada vez mais a motivação das pessoas envolvidas com o negócio contribui para o sucesso da empresa, permitindo sua expansão e reconhecimento no mercado.