Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Mundo Corporativo / Importância das assessorias de imprensa

Importância das assessorias de imprensa

Elas são hoje um diferencial para as organizações

29/10/2015 22h57

Para a assessora de imprensa, Tuane Freitas, o desenvolvimento da comunicação corporativa é essencial. Foto: Arquivo pessoal

Gabriela Bonafim

Para as empresas que querem ocupar espaços nos meios de comunicação é preciso prestar atenção no tipo de notícia que vai atrair o interesse da mídia, como: fatos relevantes ou impactantes, atualidades, novidades que agreguem conhecimento e, principalmente, situações de conflitos. Por isso é importante estar assessorado por profissionais que irão colocar os seus conhecimentos a respeito dos critérios jornalísticos e a serviço de seus representados.

Também é importante que as organizações estejam preparadas para responder aos veículos de comunicação tanto nos momentos bons como ruins. Quando uma empresa não se preocupa com sua reputação institucional, os erros de comunicação aumentam. Uma falha comum é a falta de preparação de executivos para atender os questionamentos da mídia, e é aí que o papel de uma assessoria de imprensa bem treinada e especializada faz toda a diferença.

Nesse processo, a assessoria de comunicação executa o papel de facilitador de relacionamento entre a empresa e a mídia, por meio da divulgação dos acontecimentos. Como resultado, a empresa poderá atingir positivamente o seu público-alvo, seja ele: funcionários, clientes, fornecedores, sociedade ou autoridades, entre outros.

Segundo a assessora de imprensa Tuane Freitas, que atualmente trabalha no escritório Vida Boa: “Para as empresas que pretendem ter uma maior visibilidade nos negócios e credibilidade em sua imagem, possuir uma comunicação institucional eficiente pode se transformar em uma verdadeira ferramenta para alcançar esse objetivo”.

Como podemos perceber uma assessoria de comunicação vai muito além do que administrar momentos de crises e de promover a empresa ou empresário para que ele seja visto e divulgado pela imprensa.

Os assessores são profissionais importantes para qualquer de empresa, além de serem imprescindíveis aos profissionais liberais. Quem tem a comunicação a seu favor consegue alcançar mais espaço no mercado, porque tem seu público bem definido e consegue alinhar sua identidade e imagem de forma clara e consistente. 

Comunicar erros