Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Mundo Corporativo / Desenvolvimento que faz diferença

Desenvolvimento que faz diferença

Possibilidades que o coaching permite no ambiente empresarial

04/10/2017 22h40

Vinicius Wilson Castro, empresário e Coach

Allana Alvares Silva 
Renan da Silva Lopes 
Foto: Arquivo pessoal

Nos últimos anos notamos que, no Brasil, o número de profissionais de coaching cresceu significantemente.

O coaching é uma metodologia construída sob diversas disciplinas. É um plano de desenvolvimento, conduzido por um profissional que levará a pessoa ou organização a um estado desejado. É muito utilizado em ambiente organizacional em países da América do Norte, Europa e Ásia.
 
Este conjunto de técnicas e conhecimentos amplos de gestão e produtividade, chama a atenção de muitas empresas que se preocupam em reter talentos. As organizações começam a buscar meios para o desenvolvimento e capacitação de seus colaboradores e os próprios profissionais buscam hoje, uma maneira de desenvolver suas habilidades e se destacar no mundo corporativo, pois o mercado competitivo de constantes mudanças e inovações tecnológicas exige esta postura.
 
Vinicius Wilson Castro, 31 anos, empresário e Coach, afirma que as pessoas e empresas podem utilizar o coaching como uma ferramenta de autoconhecimento que proporciona um desenvolvimento mental, pessoal e profissional. “As possibilidades de uma pessoa que quer estudar ou fazer carreira como Coaching é de você dominar uma área, compartilhar os conceitos, aplicar estas ferramentas no ambiente em que você atua e ajudar a organização a sair do estado atual para um estado desejado. Essa é a função do coaching: ajudar uma pessoa ou empresa a traçar metas e alcançar objetivos”.
 
Logo, o papel do coaching dentro de uma organização é de facilitador de todo este processo. É uma alternativa que tem se tornado eficaz para tratar de dificuldades, mudanças, questões relacionadas com aprendizagem, desenvolvimento e aproveitamento do potencial das pessoas, tanto no âmbito pessoal como profissional.
Comunicar erros