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Desafios trazidos pela tecnologia

Evoluções provocam grandes mudanças também nos serviços bancários

23/09/2016 20h25

Renato Campos, Gerente Geral do Bradesco Parque Marajoara

Texto e foto: Danilo Silva Barros

Que o mundo tem vivido grandes mudanças causadas pela tecnologia isso não há dúvidas. Hoje em dia o consumidor tem a opção de fazer supermercado sem sair de casa, chamar um veículo de transporte para sua locomoção, fazer pedidos de fast foods ou alugar filmes apenas pelo seu aplicativo de celular. É notório também a evolução nas instituições financeiras.

Anos atrás se um cliente de banco quisesse movimentar sua conta, seja para sacar dinheiro, transferir, ver saldo ou até verificar seu extrato, teria que ir até uma agencia e movimentar pelo caixa eletrônico ou diretamente no caixa. Hoje em dia, os consumidores tem a opção além de fisicamente também de movimentar sua conta via aplicativos de celulares e Internet Bank. Em poucos cliques o usuário pode fazer todos os serviços citados anteriormente com muita praticidade, conforte e segurança.

Questionado sobre as evoluções que o Bradesco vem sofrendo desde o ano em que foi contratado, Renato Campos, Gerente Geral da Agência Bradesco do Parque Marajoara em Santo André e funcionário do Banco há 16 anos respondeu que “ano a ano os bancos vem investindo pesadamente em novas tecnologias. Venho acompanhando de perto esta evolução, operações bancárias que há 15 anos eram realizadas apenas nas agências, atualmente ficam à disposição do cliente através do seu celular, caixas eletrônicos, depósitos de cheque sem precisar ir até uma agência, utilização de equipamentos através de biometria sem uso de cartões magnéticos, todo um aparato voltado a criar comodidade aos clientes e sempre visando a redução de custos operacionais. A tecnologia do setor financeiro não é um diferencial entre as instituições e sim um requisito para a prestação de serviços de qualidade e captação de novos clientes”.

Grande desafio das instituições é atender o jovem que nasce inserido no meio tecnológico e também pessoas de mais idades que poucas vezes tiveram contato com grande tecnologia. Questionado se é possível um banco atender várias faixas etárias ao mesmo tempo, Renato respondeu: “sim, a tecnologia está disponível e acessível a todos os clientes, desde o jovem ao mais idoso, temos diversos exemplos no dia a dia de clientes com mais idade fazendo utilização de celular ou máquinas de auto atendimento, este reflexo é notado também em relatórios emitidos pelo banco demonstrando a redução de transações efetuadas dentro das agências”.

Para Renato, o principal desafio hoje vivido é “desenvolver produtos e manter o nível de atividades e negócios sem perder o relacionamento com o cliente”. Instituições financeiras investem a cada ano mais e mais dinheiro para poder atender com qualidade seus consumidores, seja por meio físico presencial ou por meios tecnológicos. O importante é cada vez mais ser e estar presente na vida dos consumidores.

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