Comunicação Interna: A busca por resultados eficazes
11/12/2014 19h20
Caroline Soares
Fenanda Gimenez
Jefferson Porto
A Comunicação Organizacional tem como objeto de estudo o fenômeno comunicacional dentro das organizações, e compreende diferentes modalidades comunicacionais, entre elas a Comunicação Interna, uma área essencial e ponto de partida para o alinhamento das narrativas e de uma organização.
Hoje, uma marca verdadeiramente forte começa de dentro para fora e, contar com o público interno como aliado seja funcionário, prestador de serviço ou estagiário, tornou-se condição prioritária para a sustentabilidade nos negócios e as ações não devem ficar restritas a boletins, jornais murais, comunicados, mas também estimular experiências mais consistentes.
Com equipes mais valorizadas, bem informadas e engajadas com a filosofia, ou seja, missão, visão e valores da organização, as pessoas se envolvem, atuam de forma comprometida e desenvolvem vínculos afetivos o que contribui diretamente para a melhoria de seu desempenho, criando um clima organizacional de parceria e confiança.
Para Talita Pazinato, supervisora de comunicação do Grupo Racing, multinacional de prestação de serviços com sede em Curitiba-PR, a eficácia da comunicação interna está diretamente ligada aos resultados palpáveis.
Na empresa, além dos frequentes comunicados por meio de Newsletters e SMSs, os colaboradores contam com treinamentos periódicos e visitas mensais dos RHs nas unidades, a fim de manter o quadro de funcionários sempre a par dos procedimentos da empresa e estreitar as relações entre as duas partes, ouvindo-os e informando-os, com uma comunicação direta e de mão dupla.
Para Talita, a comunicação interna é parte essencial de qualquer estratégia do negócio: “A evolução do negócio está intimamente relacionada à forma como a empresa se comunica internamente. Se ela se comunica de maneira eficaz, provavelmente terá processos eficazes, o que pode diminuir seu custo e aumentar sua competitividade. Quando a comunicação interna é clara, os objetivos da empresa são mais claros e, com isso, seu alcance se torna mais possível.”