As marcas mais valiosas do mundo
29/10/2014 20h57
Fonte imagem: https://macmagazine.com.br/2014/02/27/fortune-mais-uma-vez-elege-apple-a-empresa-mais-admirada-do-mundo/
Gabriele Neves
Karla Pereira
O ranking “The Best Global Brands", elaborado pela Interbrand, divulgou neste mês de outubro as 100 marcas mais valiosas do mundo. Pela segunda vez consecutiva a Apple reafirma a liderança na lista, defendendo a posição de mais valiosa, sendo avaliada em US$ 118,86 bilhões. Logo atrás está o Google, com avaliação em US$ 107,4 bilhões.
A metodologia utilizada pela consultoria, apesar de não poder ser precisa quanto às cifras, foi realizada a partir de um método próprio. Três requisitos foram analisados e considerados para que se chegassem as 100 marcas, sendo eles: a influência da marca para a escolha do cliente, o desempenho financeiro e a capacidade de agregar valor e garantir lucros para a empresa.
É interessante notar que 6 das 10 marcas que ocupam os primeiros lugares da lista, são do ramo de tecnologia. Isso se deve ao constante crescimento dessa área nos dias atuais, com inovações, lançamentos e avanços, gerando o crescimento das companhias nos últimos anos.
Segundo a Intelbrand, a razão para a Apple aparecer pela segunda vez consecutiva no topo do ranking é que os produtos da empresa já são um sinônimo de sucesso antes mesmo de seu lançamento.
Nenhuma marca brasileira está presente na lista. Segundo a consultoria, as marcas nacionais não atendem a todos os principais requisitos para serem incluídas no ranking global das mais valiosas.
Confira as 10 marcas mais valiosas do mundo:
Posição e marca – Valor / Crescimento em relação a 2013
1) Apple – US$ 118,86 bilhões / +21%
2) Google – US$ 107,43 bilhões / +15%
3) Coca-Cola – US$ 81,56 bilhões / +3%
4) IBM – US$ 72,24% bilhões / - 8%
5) Microsoft – US$ 61,15 bilhões / +3%
6) GE – US$ 45,48 bilhões / -3%
7) Samsung – US$ 45,46 bilhões / +15%
8) Toyota – US$ 42,39 bilhões / +20%
9) Mc Donald’s – US$ 42,25 bilhões / +1%
10) Mercedes-Benz – US$ 34,33 bilhões / +8%