Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Mundo Corporativo / Afinal, o que é Coaching?

Afinal, o que é Coaching?

Conheça os enigmas de um "novo" processo profissional

04/11/2016 22h00

Claudinei Alves, Gerente de RH e COACH

Texto e foto: Karoline Reis
 
Cada vez mais o mercado de trabalho, mesmo sendo muitas vezes hostil, vem inserindo novidades para todos aqueles que buscam crescer e talvez não saibam como, ou sentem a falta de alguém para lhes impulsionar e mostrar o que realmente faz a diferença.

O Coaching significa treinamento em português, ele é um processo focado em ações do indivíduo que passa por esse processo para a realização de metas e desejos. Ele é centrado em desenvolver, amadurecer e até mesmo descobrir as próprias aptidões que estão ocultas.

 Claudinei Alves, gerente de RH e Coach declara que “ o processo de Coaching trabalha no presente para atingir o futuro. Não vou mostrar sobre o que você é capaz, eu darei ferramentas para que você possa descobrir sozinha. Investigação, reflexão, conscientização, foco e apoio farão parte dessa descoberta pessoal e profissional”.

Existem diversos tipos de Coaching, dentre eles: Coach profissional, pessoal, para emagrecimento, financeiro, focado em família, relacionamentos, liderança, vendas, atletas, entre muitos outros. Cabe a cada interessado descobrir o que mais lhe é necessário para se destacar.

Agora que já sabemos o que é esse processo, vamos entender o significado das palavras que acompanham essa nova possibilidade para o autoconhecimento dos profissionais:

COACH: Profissional que exerce a profissão;

COACHING: Processo de desenvolvimento que o coach realiza;

COACHEE: Individuo que passa pelo processo de coaching.                         

A partir desse texto, pense em que nível está seu autoconhecimento e que tipo de Coaching você precisa desenvolver.

Comunicar erros