A visão dos estagiários no mercado de trabalho atual
01/10/2014 20h39
Bruna Siciliano
Fernanda Polesi
Para se conseguir um bom estágio na área de Relações Públicas o candidato precisa de muito mais do que apenas estar na faculdade, como muitos sabem é necessário além daquilo que se aprende, é preciso ter na maioria das vezes um conhecimento maior que te diferencia dos demais que estão concorrendo a uma vaga, como curso de outros idiomas, inglês no mínimo intermediário, espanhol básico e um conhecimento em alguns programas que são bastante utilizados na área.
Segundo Lucas Conchão, estudante de Relações Públicas na Universidade Metodista de São Paulo, “o básico hoje em dia é ser dedicado e gostar do que se faz, estar ligado nas novidades do mundo da comunicação e nas diversas atualidades”. Já para Mayara Bittencourt, “estar em uma boa faculdade conta para o currículo e ter um diferencia é essencial”.
Para um bom estágio também é necessário ter desenvoltura, pro-atividade, estar sempre atualizado nas novidades do mundo, da comunicação e tecnologia, gostar do que faz e dedicar-se ao trabalho. Ao realizar o estágio dentro da empresa, o estudante é avaliado a todo momento. A boa efetivação nem sempre depende só deles, isso varia muito de empresa para empresa, todas elas assinam contratos por um determinado período e por isso muitos mesmo trabalhando continuam em busca de melhores estágios até terem a oportunidade de entrar em um lugar que realmente gostem e lá tenham a chance de uma efetivação e com isso seguir a carreira na área de Relações Públicas.
Ultimamente, as empresas estão cada vez mais rigorosas no ato da contratação. Para os estudantes, o primeiro estágio é o mais difícil de conseguir, pois as empresas já exigem certa experiência na área de atuação mesmo sendo apenas um estágio.
O crescimento da área no mercado de trabalho é constante, mesmo que muitos tenham dúvidas sobre a própria atividade, seu campo de trabalho e suas funções exercidas, existem inúmeras oportunidades que estão surgindo, a área de atuação é ampla e o estudante tem a chance de passar por diversas áreas de Relações Públicas até encontrar a que realmente se encaixa no seu perfil.