Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Mundo Corporativo / A importância do vídeo institucional para o relacionamento das organizações

A importância do vídeo institucional para o relacionamento das organizações

Empresas investem na área audiovisual como meio de cativar o seu público

09/10/2015 00h20 - última modificação 09/10/2015 00h21

Silas Oliveira, Diretor Executivo da produtora Olive Tree Filmes. Foto: Lucas Ribeiro

Lucas Ribeiro 

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, as pessoas têm procurado formas mais rápidas de se comunicar e procurar informações. Todos os dias elas são bombardeadas por novos conteúdos em um curto espaço de tempo, tendo então que selecionar no que, irão ou não, focar sua atenção. Devido a este cenário, os vídeos têm cada vez mais feito parte do cotidiano das pessoas, por já estarem acostumadas a uma linguagem audiovisual, como por exemplo a televisão, e por ser uma ferramenta dinâmica e atraente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Forbes Insights em parceria com a Google, 75% dos executivos assistem vídeos relevantes para o trabalho em sites de negócios.  Com esse aumento na procura de material audiovisual, as empresas que desejam estabelecer uma comunicação próxima, transparente e que prenda a atenção do seu público, têm apostado nesse instrumento para comunicar seus valores e serviços. Em meio a diversidade de vídeos corporativos, destaca-se o institucional, que tem obtido uma grande procura nos últimos anos no meio empresarial, com o objetivo de apresentar e promover a marca de uma maneira mais envolvente do que panfletos ou textos estáticos.

Diferente dos demais tipos de vídeos, os institucionais têm uma forma especifica de comunicarem sua mensagem. De acordo com o Diretor Executivo da produtora Olive Tree Filmes, Silas Oliveira, eles são compostos por 3 pilares:

O primeiro pilar é a imagem. A empresa deve assegurar de que as imagens captadas estejam de acordo com a mensagem que ela deseja transmitir, e que contenham em sua essência o seu próprio perfil.

O segundo pilar é a voz. A utilização da narração complementa a imagem que está sendo transmitida. Ela traz maior proximidade e humização da marca para o espectador.

O terceiro e último pilar é o texto. Recursos textuais auxiliam na fixação da ideia de forma rápida e prática na memória do público. Estes 3 elementos utilizados em concordância fazem com que o vídeo institucional seja um instrumento que realmente prenda a atenção do espectador.

O entrevistado ressalta que as organizações têm buscado produtoras especializadas para a realização deste tipo de vídeo, devido ao fato de terem equipes profissionais com experiência em criação, e conhecimento de como transmitir a informação de forma que cative a atenção do público. Quando a empresa segue o caminho contrário, corre-se o risco de prejudicar a sua imagem.

A comunicação de uma organização é parte fundamental em suas relações, revelando o seu posicionamento no mercado. Um vídeo institucional bem produzido demonstra que a empresa tem visão de crescimento, compromisso com o seu público, qualidade e alto nível de serviço, mostrando de forma clara onde quer chegar e quem deseja alcançar.

Comunicar erros