Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Mundo Corporativo / A importância da Assessoria de Imprensa para as empresas

A importância da Assessoria de Imprensa para as empresas

Sócio da agência Insane mostra porque é necessário o assessor em uma organização

22/10/2015 22h46

Gustavo Ellero é formado em Jornalismo pela USCS e um dos sócios da Agência Insane. Foto: Arquivo Pessoal

Mirelle Moura Daniel

Em um ambiente corporativo é primordial manter a clareza das informações que envolvem a imagem de uma empresa, relatando suas ações e feedbacks com seu público e cliente.  Os canais de comunicação tornam-se o ponto principal para divulgar e fortalecer a imagem da organização, fazendo da assessoria de imprensa uma ferramenta essencial que deve ser bem desenvolvida.

Segundo Gustavo Ellero, sócio da Agência Insane, a Assessoria de Imprensa (AI) consiste em fortalecer a imagem de uma marca, produto ou empresa por meio da imprensa, de forma editorial, através de inserções gratuitas nos veículos de comunicação. O assessor trabalha para que as notícias de seu cliente ou de sua própria empresa apareçam na mídia e com isso ganhe mais visibilidade junto aos seus públicos-alvo. Ela também atua como gerenciadora de crise, fazendo com que, caso ocorra alguma inserção negativa na imprensa, a imagem do assessorado não seja afetada.

A boa divulgação de um cliente através da AI traz um avanço significativo em sua imagem. “Ela se torna importante para empresa a partir do momento que fortalece sua imagem e torna seus profissionais, referências e autoridades em seu segmento”, completa Gustavo.  

Há muitos motivos para a contratação de um assessor de imprensa em uma empresa. Para Gustavo, a assessoria é como buscar uma religião, no amor ou na dor. Dadas às devidas proporções, as empresas procuram o serviço por dois motivos: se querem fortalecer sua imagem junto aos veículos de comunicação ou se precisam gerenciar alguma crise. 

Uma assessoria bem feita pode alcançar novas visões e benefícios, mostrando que aquela empresa está comprometida e bem encaixada diante do mercado. A principal importância é tornar a organização ou o profissional uma referência em sua área, e ser, a partir daí, fonte de matérias, conseguindo inserções relevantes nos grandes veículos de comunicação.

Comunicar erros