Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / Vestibular: Você fez a escolha certa?

Vestibular: Você fez a escolha certa?

Saiba por que os testes vocacionais podem não indicar o melhor caminho

01/10/2014 23h05 - última modificação 01/10/2014 23h34

Ana Flávia Oliveira
Greta Alves Bueno         

Não é de hoje que a dúvida paira na cabeça de todos os jovens quando o assunto é a escolha da carreira a seguir para o resto da vida. No entanto, atualmente com milhares de informações sendo compartilhadas a todo instante através da internet, a tarefa fica ainda mais difícil. É nesse cenário que surge a ajuda de um velho conhecido: o teste vocacional.

            Eles funcionam como um norteador para a escolha da profissão, levando em consideração os desejos, traços psicológicos e características individuais e são realizados por meio de  questões aleatórias que traçam o perfil profissional da pessoa  que o responde. No entanto, com o bombardeio de informações que principalmente os jovens sofrem diariamente, o teste pode ser comprometido já que as características individuais passam a ser distorcidas.

            Segundo Patricia Alves, assistente de RH do Banco Itaú, responder ao questionário em versão on line pode, ao invés de nortear, confundir ainda mais, já que é muito difícil conseguir que as pessoas se concentrem em apenas uma atividade quando em contato com a internet.  “A internet traz uma gama de informações muito grande, que influencia diretamente na hora de responder as questões, o que pode deturpar o resultado dos testes vocacionais”, explica Patricia.

            Apesar de ser uma saída, o teste vocacional isoladamente não é bem visto pelos profissionais, já que não fornece dados suficientes de personalidade.  

           Antes de optar é importante se conhecer e conhecer os cursos com que se tem mais afinidade. A dúvida é comum em todos, principalmente nos vestibulandos e é o auto-conhecimento que vai dar a palavra final.

Teste Vocacional

Comunicar erros