Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / Setor de franquias registra crescimento

Setor de franquias registra crescimento

O segmento vem ganhando grande espaço no mercado de trabalho

28/10/2016 23h55

Franquia do Sr. Temaki Express em São Bernado do Campo

Giovanna Feltrin
Giovanna Marques
Foto: arquivo pessoal

O setor de franquias segue sendo uma das áreas que mais cresce no mercado, mesmo em um momento com tantos desafios políticos e econômicos no Brasil. Segundo um balanço feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor de franquias cresceu 8,3% em 2015, atingindo a marca de R$139,59 bilhões de reais.

Entre os motivos que fizeram com que esse crescimento fosse possível, está o aumento da interiorização das unidades franqueadas que – diferente dos anos anteriores – está chegando também em cidades pequenas (menos de 50 mil habitantes).

Para aqueles que enxergam na crise uma oportunidade de mudar de emprego, contar com a segurança de um empreendimento que já tem dado certo, parece uma boa saída para manter ou aumentar a renda salarial.

“Historicamente, o franchising se beneficia nesses momentos, no sentido de aumentar o fluxo de pessoas interessadas em empreender, ter o próprio negócio”, afirma Claudio Tieghi, diretor de Relacionamento e Mercado da ABF.

As microfranquias se destacam ainda mais este ano devido ao seu baixo investimento inicial e possuir um operacional mais simples. Lucas Cristian, de 33 anos, que abriu sua franquia - Sr. Temaki Express - ao lado da Universidade Metodista no primeiro semestre de 2012, explica: “resolvi abrir meu próprio espaço pois sempre gostei da área de negócios e graças a Deus esse investimento deu muito certo”.

Além disso, sua maior dificuldade no primeiro momento foi na captação de clientes, porém, como sua franquia possui uma ótima localização e com grande fluxo de pessoas, rapidamente conquistou diversos consumidores. 

Apesar das instabilidades, o cenário para os próximos meses parece bastante promissor. O mais importante quando se trata de abrir um negócio é estar envolvido em todas as etapas do trabalho, aprendendo a observar os pontos fracos e fortes do mercado e assim, saber a melhor maneira de como aprimorar seu empreendimento.

 

 

Comunicar erros