Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / RH se rende ao avanço da tecnologia e utiliza videoconferência nos processos seletivos

RH se rende ao avanço da tecnologia e utiliza videoconferência nos processos seletivos

Entrevista via Skype ganha força e vira tendência na hora de contratar

20/11/2015 00h05

Wilson Roberto de Sousa Junior, analista de RH da empresa WVW Transportes. Foto: Arquivo pessoal

Mauricio Rodrigues

“Você nunca tem uma segunda chance para fazer uma primeira impressão." Embora muitos discordem sobre a origem desta citação, a sua premissa é sustentada por unanimidade. E quando se trata de entrevistas de emprego, as primeiras impressões são elementares tanto na hora da contratação como para a análise que compõe o planejamento estratégico da empresa contratante. Assim sendo, a contratação depende consideravelmente das primeiras impressões deixadas pelo candidato na hora da entrevista.

O avanço da tecnologia, em particular, na área da comunicação proporciona, atualmente, diversas maneiras de se comunicar à distância. Fato que se torna evidente nos dias de hoje, quando se nota a enorme quantidade de conversas e diálogos via softwares e aplicativos como WhatsApp, Facebook, Instagran ou Snap, entre outros.

A tecnologia de comunicações modernas vem mudando consideravelmente a forma de como pensamos, agimos ou nos expressamos, até mesmo de como são realizados os negócios no ambito empresarial. A tecnologia na esfera dos meios de comunicação se estabelece cada vez mais como uma ferramente facilitadora e proveitosa no ambiente interno e externo das organizações.

Um exemplo que se tornou recente neste aspecto e que expõe muito bem como este avanço tecnológico dos meios comunicacionais modernos é capaz de substituir o modo antigo de como se faziam os negocios, é a utilização do aplicativo Skype. Skype é um software que permite que você converse com o mundo inteiro por meio de uma videoconferência e está sendo utilizado como um instrumento na hora de entrevistas com candidatos para eventuais contratações nas organizações.

Skype entrevista é a mais nova tendência para se estabelecer um primeiro contato com o candidato e entrevista-lo à distância, evitando que o mesmo se desloque até a empresa e permaneça diante de uma torturante espera para que seja chamado à sala do recrutador. A Skype entrevista, obviamente pode ser realizada na própria casa do candidato, oferecendo ao mesmo, provavelmente, um bem-estar e uma tranquilidade maior para realizar a mesma.

Enfim, é notável os benefícios para ambos, assim como para a empresa, que por sinal, não precisa se preocupar em disponibilizar um espaço.Mas afinal, quais são de fato, as principais vantagens com relação as entrevistas feita de forma online via Skype?

Segundo Wilson R. de Sousa Junior, analista de RH da empresa WVW Transportes, em um mundo globalizado, se destacam aqueles que melhor se adaptam com novas tecnologias, principalmente aquelas que promovem agilidade e economia para as atividades empresariais no âmbito organizacional: “A principal vantagem ao utilizar o Skype e demais programas de vídeo conferência dentro do departamento de recursos humanos é justamente a agilidade e a economia de gastos, para ambos, tanto para o entrevistado, que evita sair de casa e gastar dinheiro com transporte público ou estacionamento como para o recrutador, que evita ou corta o tempo que normalmente uma entrevista duraria. Cada minuto parado, é dinheiro da empresa sendo desperdiçado”.          

No link abaixo, dicas importantes para quem estiver interessado em algumas orientações de comportamento diante de uma entrevista online ou via Skype:

13 dicas para uma entrevista de emprego via Skype

Comunicar erros