Representação comercial tem grande demanda no mercado
19/11/2015 21h08
Bianca Agresti
Thais Dussi
A profissão de representante comercial ou representante de marca possui grande demanda no mercado. Geralmente o profissional entra no meio apenas com um produto e como autônomo, faz contatos e estreita relacionamentos com os clientes, assim, adquire novos produtos que sabe que atrairá o público que já conhece e outros, expandindo seu lucro, possibilitando até a abertura da própria empresa de representação.
A carreira possui inúmeras vantagens, o faturamento é uma das, pois pode ser bem alto de acordo com as metas de vendas impostas pelo trabalhador; a expansão do negócio é outra, já que é possível atingir outras localidades do que apenas as regiões onde se encontram instaladas as empresas dos produtos representados, ou seja, as chances de viagens são enormes; existe também a possibilidade de oferecer palestras sobre o produto e/ou marca para aumentar a renda e conquistar novos clientes, essa atividade só aumenta mais as chances de viagem.
Pasqual Agresti, proprietário da empresa Agresti Representações, contou sobre a dificuldade no início da carreira, principalmente para conquistar a confiança de novos clientes e ser reconhecido no mercado. Ele acredita que no ramo das representações o essencial é que o representante tenha total conhecimento do produto oferecido pela marca, afinal ele projetará a boa imagem do fabricante.
É notável que em todas as atividades do profissional, a comunicação é a base, então é preciso ter uma boa oratória e retórica para conseguir vender, conhecer bem o público de interesse e entender o que ele sente, quer e precisa para persuadi-lo e gerar confiança para que se torne um cliente fiel, além de noções administrativas e de marketing, como merchandising e pesquisa de mercado, entre outras.
Para se destacar no meio, não basta o produto ser “ponta de linha”, é importante que o vendedor adquira seus próprios métodos para se destacar, falar sempre a verdade e oferecer diferenciais. A promessa de devolução de produto caso a satisfação não seja alcançada, é uma das ações que gera credibilidade e cativa o cliente, mas é preciso ter jogo de cintura para saber diferenciar insatisfação com arrependimento de compra.