Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / Profissionais de Artes Cênicas enfrentam desafios

Profissionais de Artes Cênicas enfrentam desafios

As barreiras que jovens encaram ao escolher curso não convencional

28/10/2016 22h07

Mariana Mod, bacharel em Artes Cênicas

Danilo Silva Barros
Foto: arquivo pessoal

                Há uma época na vida em que muitos adolescentes que estão encerrando o ensino médio se veem pressionados pela sociedade e pela própria família a decidir qual curso prestar no ensino superior e em qual Universidade cursar. Direito? Administração? Medicina? Engenharia? São questões frequentes enfrentadas por jovens.

            E quando nenhum desses cursos é a opção? Mariana Mod, bacharel em Artes Cênicas pela Escola Superior de Artes Célia Helena desde 2012 disse que para ela esse foi o desafio encarado quando decidiu seguir a área de Artes Cênicas: “o primeiro desafio foi comigo mesma. Estava no ensino médio e meus amigos iam fazer medicina, administração, direito e só eu era a estranha da turma. Demorei para aceitar que eu era diferente das pessoas com quem eu sempre convivi”.

            Como qualquer outra área de trabalho, muitos jovens quando acabam a faculdade se perguntam qual o próximo passo a tomar e onde se encaixar no mercado. Segundo Mariana, o maior desafio encarado por todo profissional recém formado é: onde eu me encaixo nesse cenário?

            Ela relata como um grande desafio para os profissionais de Artes Cênicas a pouca valorização em nosso país e as opções de trabalho reduzidas, o que dificulta encontrar trabalhos ou projetos em que realmente pode-se confiar e que irá proporcionar uma vida financeira instável para a pessoa.

            Outro desafio encarado pelos profissionais é a falta de incentivo financeiro e até mesmo emocional. Quando ela decidiu cursar Artes Cênicas a aceitação de seu pai foi outro desafio vivido: “foi complicada a aceitação do meu pai, pois ele esperava que eu escolhesse uma carreira mais comum”. Com a mãe conseguiu resolver essa questão com facilidade.

            Muitos jovens pensam em cursar Artes Cênicas porém com tantos obstáculos enfrentados acabam abandonando seu sonho e objetivo de vida. Deve-se apoiar mais a todos que sonham com cursos não tão habituais, afim de que esses jovens não se frustrem.

Comunicar erros