Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / Os obstáculos que impedem o sucesso na música

Os obstáculos que impedem o sucesso na música

Muitos artistas iniciam a carreira, mas não conseguem gerenciar o sucesso

02/10/2015 01h59

Depois dos obstáculos o sucesso vem e pode se ver em shows que animam o público do começo ao fim. Foto: Gabriela Bonafim

Gabriela Bonafim
Sarah Tartarini

Compor, cantar, tocar e interpretar são tarefas básicas da vida cotidiana de quem trabalha com música. Alcançar o sucesso não é nada fácil, a batalha é dura em busca de um ideal que, muitas vezes, supera os interesses financeiros.

Atualmente, vivemos uma época que a cada semana surgem novas canções, que muitas vezes atingem o auge do sucesso rapidamente, superando o próprio interprete. São poucos os casos onde o cantor consegue aproveitar o sucesso da sua música para transformá-lo em seu próprio sucesso, e cada vez mais testemunhamos este fato: a música estoura e o cantor não.

“Se já é complicado para um fã de música sertaneja decorar e conhecer cada artista novo que surge praticamente toda semana, imagina para o público em geral. Porque, óbvio, nem todo mundo é fã apenas de música sertaneja. As músicas, ao contrário dos artistas, caem muito mais facilmente no gosto popular”, argumenta o autor do blognejo, Marcus Vinicius.

Outro obstáculo encontrado é dos contratantes, já que dificilmente aceitam fechar um show de um artista que possuí apenas uma música estourada e por sua imagem não ser tão conhecida como seu hit. Um dos fatores que eles ficam em dúvida é por não saber se o show será empolgante conseguindo segurar o público até a última música. E, sem essa oportunidade, o artista tem dificuldade em firmar uma agenda de shows consistente e lucrativa.

A solução deste problema é trabalhar com exaustão a imagem do artista em TV, rádios, revistas e sites. Esse tipo de procedimento é necessário desde o início e se torna essencial quando a música estoura antes mesmo dele.

Um artista deveria ser um chamariz para o público apenas com o seu nome e não com uma música que ele canta e que está fazendo sucesso. É nesse momento que se faz mais do que necessário o trabalho de uma assessoria de imprensa competente. Quando uma música faz muito sucesso, o artista precisa logo associar a sua imagem a ela antes que a mesma caia no esquecimento.

A música brasileira sempre foi movida por momentos bem específicos relacionados a cada segmento musical. E em cada um deles, surgem vários cantores querendo emplacar a fama e o sucesso, porém, a única coisa que deixam, são músicas “chicletes” e acabam se tornando artistas de uma música só, caindo no esquecimento.

Por isso é bom que o artista que almeja crescer na carreia se previna, contratando o melhor assessor de imprensa possível e vasculhando o Brasil atrás do melhor repertório.

Comunicar erros