Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / Os millennials chegaram no mercado de trabalho

Os millennials chegaram no mercado de trabalho

Geração Y traz a preocupação com a qualidade de vida

28/09/2017 01h52

Dimitria Queiroz
Juliana Portugal
Foto: Banco de Imagem

 Cada geração que chega ao mercado de trabalho traz mudanças e desafios na rotina das companhias e dos gestores. Hoje, junto com a geração X (nascidos entre a década de 60 e 80) e alguns Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), está a geração Y. Compreende essa geração os nascidos entre os anos de 1984 e 1996, também conhecidos como millennials.

Um dos aspectos mais fortes na geração Y é a influência da tecnologia e, principalmente, da internet. A rapidez com que as informações são trocadas tornou os jovens dessa geração muito ansiosos, questionadores e imediatistas, ao mesmo tempo que os fez funcionários multitarefas.

Os millennials não tem medo de arriscar e não se contentam com empregos que não fazem sentido para ele. Thaiz Crepaldi, Gerente de Comunicação da P&G, percebe a diferença entre gerações ao longo dos dez anos que trabalha na empresa: “Percebo que hoje os jovens da geração Y são menos apegados a carreira ou a ter cargos importantes em grandes empresas. Eles valorizam mais a diversidade nas experiências e a partir do momento que não estão contentes com a sua função, abrem mão sem olhar para trás”.

Essa geração busca qualidade de vida e empregos que tenham relação com seus propósitos, deixando de ver apenas o lado financeiro. Plano de carreira bem estruturado, pacote de benefícios diversificado, horários flexíveis e ambientes de trabalho mais agradáveis estão entre os fatores mais atrativos para os millennials.

Assim como está acontecendo com a geração Y nos últimos anos, o mercado de trabalho vai precisar se adaptar novamente, pois a geração Z (nascidos depois de 1997) está prestes a se inserir e mudar, de novo, a dinâmica do mercado.

 

Comunicar erros