Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / O que é preciso para ser um jovem aprendiz

O que é preciso para ser um jovem aprendiz

Gestor da Mercedes-Benz esclarece dúvidas sobre o assunto

07/09/2017 00h03

Antonio Marcos, gestor e chefe de oficina da Mercedes-Benz

Larissa Gonçalves
Foto: arquivo pessoal

Nos dias de hoje é muito comum falar em jovem aprendiz, mas afinal, o que é jovem aprendiz? Quais os critérios para se tornar um? Necessita ter curso? Precisa ter experiência? Estas perguntas entre outras sobre o assunto, vão ser esclarecidas pelo chefe de Oficina e gestor da Mercedes-Benz, Antônio Marcos de Lima, nesta matéria.

Os jovens aprendizes estão no mercado de trabalho tentando ingressar no mundo corporativo, e tendem a ter grandes oportunidades. Cada empresa usa um critério de contratação e não existe um padrão, a única regra é ter entre 14 e 24 anos.

“Aqui na Mercedes-Benz a contratação não tem um pré-requisito específico, fazemos uma entrevista como um bate papo, mas antes dos jovens serem chamados para realizar uma entrevista, eles são pré-selecionados por uma empresa terceirizada”, explica Antonio Marcos.

 Ele acrescenta que: “temos vários aprendizes com cursos e formações de ensino superior e/ou técnico de áreas especificas, mas que trabalham em áreas diferentes de sua formação, por não ter essa divisão em relação à contratação”.

Em relação ao curso, formação ou experiência, isso varia muito de gestor para gestor. “Aqui no meu departamento tenho jovens aprendizes que têm três cursos e uma língua estrangeira, e outros que têm apenas o ensino médio, ambos com a mesma idade e a mesma função, então não tem regra específica para ser jovem aprendiz e nem para ser contratado. Isso é muito relativo, vai variar de acordo com o contratante”.

Comunicar erros