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O profissional de Relações Públicas e as mídias sociais hoje em dia

As redes sociais já são consideradas como uma necessidade de mercado

30/10/2014 00h11

Bruna Siciliano
Oswaldo Freire

As mídias sociais são hoje consideradas como mais um meio de comunicação. Assim como a população passou a utilizá-la para diferentes funções, além das relações sociais, como por exemplo, ler notícias, entrar em contato com empresas, entre outros, as organizações também precisaram aprender a lidar com esse novo formato de comunicação.

O profissional de Relações Públicas,  responsável por transmitir as mensagens para os diferentes stakeholders, tem papel fundamental para orientação correta do uso das redes sociais. Por isso, ser um RP qualificado significa também estar antenado no mercado da internet. Giovana Monteiro Dias, estagiária da agência Cuattro Mkt, diz que as mídias sociais têm total influência no seu trabalho do dia-a-dia e que uma boa comunicação faz muita diferença para o bom relacionamento seu com o cliente. Ela diz também que é preciso tomar muito cuidado com o que se faz, pois os resultados podem ser o não esperado.

A área de Relações Públicas de uma organização tem como desafio integrar as mídias sociais como uma fonte estratégica de comunicação. Esse contato virtual pode ser estabelecido tanto entre os funcionários com páginas privadas, quanto até mesmo com os consumidores finais.

Porém, este tipo de comunicação exige determinados cuidados que são fundamentais para o sucesso do bom contato entre a organização e os públicos de interesse. Daí a importância do profissional se especializar nesta área também, considerada e conhecida como RP 360°.

Uma empresa pode adotar as mídias sociais para contar cases, reforçar os serviços, intensificar a imagem corporativa da marca, entre outros. Uma das finalidades em alta no mercado é o serviço de comunicação direta com o consumidor, como um SAC. Esta necessidade surgiu da própria interação dos internautas, que passaram a utilizar as redes para reclamações ou esclarecimento de dúvidas. Nesse sentido, as empresas passaram a enxergar essa opção não apenas como uma oportunidade, mas também como uma necessidade de equilibrar a imagem da marca com bons serviços.

É importante reforçar que a comunicação nas mídias sociais deve obedecer a diferentes normas. Sendo assim, a área de Relações Públicas também tem a necessidade de estar mais próxima do departamento jurídico, o que contribuí para a transmissão de mensagens de maneira correta.

Se por um lado as mídias sociais trouxeram um novo meio das Relações Públicas se comunicar de forma eficiente e ágil, por outro chamaram atenção para o constante desafio de adequar a linguagem, manter a disciplina de prazos curtos, trabalhar com mensagens e respostas em tempo real.

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