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O E-mail marketing como nova tendência de mercado

Como a prática pode se tornar fundamental para o ambiente corporativo

22/10/2015 23h10

Adriano Calé na LabPix. Foto: Arquivo Pessoal

Izabelle Miari

O modo mais adequado de sustentar uma carteira de clientes é investir em um relacionamento perdurável, que estabeleça interesse para além da primeira compra. Isso pode ser realizado com o e-mail marketing, um mecanismo simples e eficiente quando o assunto é marketing direto.

Por ser um setor que avança mais, inúmeros especialistas apostam na prática como profissão e provocam resultados instantâneos e de longo prazo. Levando informações de qualidade e personalizada, o profissional consegue esclarecer dúvidas, disseminar tendências e apontar novos conhecimentos, traçando o relacionamento com confiança e credibilidade.

Seja em loja física ou virtual, o e-mail marketing pode ser utilizado para agradecer a compra, comunicar o status de um pedido, solicitar um feedback sobre o seu atendimento e para avaliar o produto. Essas atitudes auxiliam a consolidar o relacionamento com o cliente e propiciar uma experiência positiva com a sua empresa, ampliando possibilidades de haver retorno.

Segundo Adriano Calé, assistente de programação e e-mail Marketing, da LabPix, “os benefícios da prática são diversos, adquirindo retornos e atingindo frutos imediatos, não sendo preciso aguardar o interesse do cliente, quando a empresa pode encontrá-lo”. Há também a interatividade do cliente diretamente com a mensagem, a segmentação, personalização e mensuração.

A parte negativa da prática é que, se mal utilizada, a empresa pode sujar sua imagem perante seus públicos ao utilizar listas de e-mail compradas ou de terceiros sem ter a concessão dos contatos, mandar conteúdos que não estavam de acordo com o determinado, não respeitarem a periodicidade de envios e não segmentarem suas listas.

Adriano ainda afirma que “uma das datas campeãs em envio de e-mail marketing é o Natal”. Ele explica que deve haver um planejamento e a criação de um calendário, começando com bastante antecedência e intercalando ofertas com conteúdo de qualidade. Já no design, é necessário criar peças que traduzam o espírito festivo de fim de ano. No conteúdo, o melhor é procurar oferecer produtos de acordo com os interesses do cliente, segmentando o envio de sua mensagem.

Para que você se relacione bem com seus clientes, é preciso conhecê-los. Como o e-mail marketing coleta uma série de informações sobre eles, fica muito mais fácil saber do que eles gostam, quais são as mensagens mais efetivas e o que eles esperam da sua empresa. Basta monitorar as interações para conhecer melhor o comportamento dos seus clientes e, assim, oferecer produtos e serviços cada vez mais personalizados e atrativos.

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