Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / O destaque das pessoas introvertidas no mercado de trabalho

O destaque das pessoas introvertidas no mercado de trabalho

Estagiário de Auditoria é selecionado em primeiro lugar na empresa Brmalls

28/10/2016 23h19

Diego Haruo, estagiário de Auditoria na empresa Brmalls

Emanuella Santos Matos
Natália Jairis de Jesus
Foto: arquivo pessoal

 

Para fazer a diferença e ouvir o tão esperado “aprovado” nas entrevistas de emprego, além dos conhecimentos técnicos exigidos pela vaga, é necessário ter autoconfiança, conhecer bem seus pontos fortes e passar credibilidade e uma boa impressão para o entrevistador. Mas, e os introvertidos? Como eles conseguem passar isso em uma entrevista?

É com essa indagação que Luciana de Lima, 32 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, discorre sobre como avaliar uma pessoa introvertida e o que fazer para que este se sinta mais confortável: “você precisa quebrar o gelo, achar uma brecha durante a entrevista, pois já é um momento tenso fazer uma pergunta diferenciada do que se espera, direcionar perguntas sobre a rotina fora do trabalho. É preciso trazer um clima de segurança para que a pessoa possa contribuir”.

Luciana, que atualmente trabalha como Analista de BackOffice na empresa Brmalls, convive com pessoas introvertidas e acredita que com esse perfil, é necessário construir um relacionamento de confiança para que eles possam se sentir à vontade. Segundo a profissional, o introvertido pode ser excelente dependendo da vaga. Ela acredita que ser introvertido não diminui o profissional, e afirma que os requisitos da vaga determinam qual o perfil mais adequado na hora de selecionar o candidato.

Diego Haruo, 19 anos, estudante de Ciências Contábeis e estagiário de Auditoria também na empresa Brmalls, é a prova de que ser introvertido pode ser algo positivo em determinadas profissões. Concorrendo com quinze pessoas, o estudante conta que foi o único a ser contratado e acredita que conseguiu devido ao conhecimento que adquiriu sobre a área na faculdade e por ter se preocupado em conhecer e pesquisar sobre a empresa antes.

Traçando um futuro promissor, o estudante acredita que a parte mais difícil do processo já passou, agora que os gestores já o conhecem e sabem a forma que trabalha, o rapaz consegue transmitir segurança ao realizar seu trabalho. Segundo o estagiário, uma pessoa introvertida deve se destacar na entrevista através de outros atributos, sendo sincero com relação aos seus pontos fortes e fracos e focando naquilo que faz de melhor.

Luciana e Diego possuem características diferentes e cada um seguiu a profissão que mais se identificou de acordo com sua personalidade. “Acredito que a vaga de auditor foi feita para mim, pois minha introversão faz com que eu seja uma pessoa mais observadora e analítica e é exatamente isso que o meu cargo pede”, informa o jovem contente ao receber um feedback positivo do seu gestor.

 

Comunicar erros