Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / Novos formadores de opinião no mercado

Novos formadores de opinião no mercado

Entenda como é a vida de quem escreve em uma moderna plataforma

09/10/2015 00h51

Samara Pupo, criadora do blog De Laço e Vestido. Foto: Arquivo Pessoal

Bianca Lourenço Agresti
Gabrielly Fonseca

Os blogs vêm crescendo cada vez mais como uma nova plataforma da mídia digital, antes eram apenas diários pessoais on-line com os "posts" baseados em contar experiências do dia-a-dia, atualmente são importantes e influentes meios de formadores de opinião, que produzem assuntos sobre moda, lifestyle, saúde, entre outros.

De acordo com uma pesquisa da Tecnoratchi Media, este é um dos principais serviços online que influenciam numa compra, e isso acontece por conta dos milhares de blogs existentes, onde os seguidores, na maioria das vezes são mulheres que querem estar sempre alinhadas às tendências e ter um estilo de vida parecido com o da blogueira. Segundo a pesquisa, os blogs modificam o jeito de pensar dos consumidores pela sua popularidade, confiança e influência ao tomar decisões de compra em geral.

A partir desse pressuposto, grandes marcas investem nesses profissionais, promovendo ações de marketing e até oferecendo patrocínios. Isso se dá através dos chamados publieditoriais - avaliações de produtos enviados pela assessoria da marca-, artigos postados e anúncios de banners publicitários.

A blogueira Samara Pupo, 21 anos, paulistana, estudante de Publicidade e Propaganda, está há mais de dois anos neste meio com o blog De Laço e Vestido que lhe proporciona várias experiências. Além das novas amizades, participou de eventos e teve a oportunidade de testar lançamentos de algumas marcas.

Os publieditoriais são solicitados para Samara após as marcas acompanharem o blog, verificarem quantos seguidores e com qual frequência ela posta. Após essa análise eles enviam a proposta de parceria, que significa remuneração para a blogueira. Um blog que se destaca nos meios digitais pode gerar sucesso financeiro.

A influência dos blogs hoje em dia é tanta, que foi criado o primeiro curso de graduação de Mídias Digitais do mundo, pelo Centro Universitário Belas Artes, com a intenção de oficializar a profissão blogueira. 

Para ter sucesso nesse meio é preciso estar sempre atualizado, procurar temas que chamem a atenção dos leitores, apresentar conteúdos de qualidade e fazer disso um investimento. Além disso, é preciso ter um bom texto, pois a escrita ainda é um dos principais meios de comunicação.

Comunicar erros