Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / Mais pessoas procuram no empreendedorismo o caminho para o sucesso

Mais pessoas procuram no empreendedorismo o caminho para o sucesso

Pequenos negócios estão em alta e são a chave para realizações pessoais

22/10/2015 22h56

Para Mariana Elias, o empreendedor deve ter habilidade para tratar com seu público. Foto: Arquivo Pessoal

Carolina Nunes
Isabela Ginetti 

Imaginação, determinação, habilidade de organização, lidar com pessoas e conhecer tecnicamente etapas e processos. São algumas características para ser um empreendedor de sucesso, que vê o que ninguém vê e é aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.

Ser um empreendedor em micros e pequenos negócios é fundamental para a geração de riquezas dentro do nosso país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população.

No empreendedorismo, os pequenos negócios possibilitam às pessoas terem a independência profissional e financeira que tanto sonham. Um dos procedimentos para começar a criar novas ideias e buscar recursos criativos é através da imaginação.

Imagine-se no auge de um negócio de sucesso e sinta a vivência de ter vencido. Então eu te pergunto: Você gostou? É ótimo, não é? Então é hora de colocar isso em prática e fazer acontecer. Mesmo que o empreendedor não tenha um grande capital para investir em um primeiro momento, existem diversos pequenos negócios lucrativos que podem proporcionar uma boa renda.

Para Mariana Elias, criadora da empresa Les Parties, que atua no segmento de eventos e assessorias, o momento de crise no país unido á sua criatividade, acabaram montando o sonhado negócio próprio. “Quando você é autônomo existem muitas variáveis que influenciam na sua renda mensal. Em compensação com o seu próprio negócio, quanto mais você trabalha, mais chances do faturamento ser maior. É um caminho mais árduo e trabalhoso, mas tem muitas vantagens. Hoje tenho liberdade de horários que consigo administrar conforme as minhas demandas, posso implementar processos e ideias sem burocracias e ver resultados do meu trabalho com uma rapidez enorme. Isso tem me motivado muito”.

Apesar das dificuldades encontradas inicialmente para quem está montando um pequeno negócio, o prazer de poder fazer o que gosta e a liberdade para escolher qual caminho seguir, permite que a visão de futuro dos micros empreendedores seja cada vez maior e mais ambiciosa. Na empresa de Mariana, “as coisas estão caminhando, mas certamente se eu pudesse ter como investir mais em equipe e estrutura, estaria tudo mais próximo do que imaginei. O retorno financeiro ainda está bem abaixo do esperado, mas estou montando uma carteira de clientes fiéis e portfólio para que mais pra frente eu possa atualizar os valores deste serviço sem afetar o volume de trabalho. Pretendo me estabelecer com qualidade e excelência no serviço que presto, ter equipes treinadas que possam atender meus clientes como eu atenderia e estender as peças de locação que possuo hoje para venda também. Gostaria de montar cursos com dicas e montagens práticas de festas para atender este mercado do "faça você mesmo" que tem crescido muito.” 

Comunicar erros