Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / Jovens tentam se destacar em processos seletivos

Jovens tentam se destacar em processos seletivos

A busca por uma vaga de estágio é um grande desafio para universitários

02/11/2017 00h38

Sergio Ribs, Youtuber e com MBA em Comunicação e Marketing

Ana Clara Gomes
Beatriz Gomes
Foto: arquivo pessoal

Para alguns jovens entrar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, pois, às vezes, o número de candidatos concorrendo a uma única vaga é grande e as etapas são extensas. Muitos universitários não sabem como se preparar para um processo seletivo e com isso acabam perdendo a oportunidade de conseguir o tão sonhado estágio. De acordo com Sérgio Ribs, Youtuber e com MBA em Comunicação e Marketing “a preparação de um jovem deve ser baseada em 2 pilares: autoconhecimento e entendimento do processo seletivo. Então, primeiro o candidato deve buscar se conhecer bem, saber quais são suas principais habilidades e competências. Além disso, o candidato deve conhecer bem o processo seletivo do qual está participando, entendendo cada etapa e os objetivos dela, sendo assim, capaz de aproveitar cada uma para mostrar que ele é a peça certa que a empresa procura”.

O entrevistador busca estagiários que deem resultados positivos para a empresa, por isso, mesmo com a falta de experiência, é importante que o jovem mostre que é capaz de atender as demandas da organização e que tem diferenciais que ajudariam ela a se manter em constante crescimento. No momento da entrevista é fundamental que o estudante se mantenha calmo e dê respostas objetivas e atrativas, para que ele se destaque em relação aos demais. É importante que o candidato respeite os prazos estabelecidos pela empresa em relação ao processo seletivo, no entanto caso alguma delas não dê o feedback, o candidato pode sim entrar em contato para saber o final.  

Se após algumas das etapas o candidato receber um retorno negativo, informando que ele não seguirá nas etapas seguintes, é essencial que ele busque entender o porquê não conseguiu para se aprimorar e ficar cada vez mais preparado para participar de outros processos seletivos.

Para Sérgio, “durante a faculdade o jovem aprende muita coisa sobre sua carreira, menos como entrar nela! Por isso aconselho que o jovem invista tempo e dinheiro se for necessário, em se conhecer e conhecer o que as empresas querem dos candidatos. Se preparando por esse caminho, ele aumentará a chance de ser mais assertivo nos processos seletivos”.  

Comunicar erros