Jovens que trabalham em diferentes áreas de sua formação
28/10/2016 20h05
Izabela Fernandes
Swany Falcão
Foto: Swany Falcão
Grande parte dos estudantes brasileiros não exerce a profissão de sua área de formação, e tem sido cada vez mais comum ver jovens trabalhando em setores diferentes de seu curso de formação e isso pode acontecer por diversos motivos. Pode ser por terem entrado em um curso que não tinham interesse, que só fizeram por influência dos pais ou por terem descoberto durante o curso, uma afinidade com outra área de atuação.
Foi isso que aconteceu com José Carlos Festucci formado em Engenharia de Alimentos e com German Arciniegas formado em Engenharia Elétrica na Colômbia, mas que hoje trabalham no RH da Votorantim. Ambos já estavam atuando na área de RH em outras empresas.
Durante a faculdade, José Carlos sabia que não queria atuar em engenharia depois de formado. Quando começou a buscar estágio ele procurou um na área de RH e com essa escolha ele teve que lidar com a falta de apoio de seus pais e com as dúvidas de mudar de área, mas não se arrependeu e até hoje colhe bons frutos dessa decisão.
German se formou na Colômbia e trabalhou desde multinacionais até agências de Comunicação e durante esse tempo, amadureceu seu desejo de ficar na área de RH e não considera mais a possibilidade de voltar para a engenharia, pois percebeu que o mercado para o RH é mais amplo e tem mais em comum com sua personalidade.
É comum os jovens que escolhem abrir mão de sua área de formação, enfrentarem dúvidas e até a falta de apoio da família. Por isso, é fundamental que ao escolher seguir este novo caminho, que o jovem tenha certeza de sua escolha e esteja preparado para as dificuldades e incertezas que virão.