Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / Inteligência de Mercado: A nova tendência das grandes corporações

Inteligência de Mercado: A nova tendência das grandes corporações

Uma profissão cada vez mais valorizada, porém sofre carência de pessoas capacitadas

08/10/2014 23h36

Antônio Pedro Nascimento Junior, analista de IM

Beatriz Moreira
Fernanda Nascimento
Foto: Fernanda Nascimento

O mundo corporativo está sempre em evolução e a única certeza que temos é a constante mudança dos cenários. Ter o conhecimento da concorrência é fundamental para manter-se um passo à frente dela e assim surge a Inteligência de Mercado (IM).

“O analista de IM tem como função elaborar pesquisas de tendências do mercado, coletar a análise de dados, elaborar relatórios, diagnósticos de estratégias implementadas e de vendas, análise da concorrência, estudo de movimentações estratégicas e desenvolvimento de táticas de posicionamento visando o ganho de vantagem competitiva”, afirma o analista Antônio Pedro Nascimento Junior da GALDERMA.  

O profissional deve estudar o mercado que a empresa atua ou atuará e também elaborar estratégias de marketing e vendas, sendo assim um dos responsáveis pelo crescimento econômico da empresa.

Este profissional se tornou um diferencial competitivo dentro das empresas e é a partir do diagnóstico dado por ele que os executivos tomam decisões sobre os caminhos a serem seguidos pela organização referente aos processos para o desenvolvimento de produtos e serviços, as políticas e práticas para a determinação de preço, pelas estratégias para distribuição, logística e comercialização, e para a fixação do posicionamento de marketing e ações de comunicação.

Para exercer essa profissão deve-se possuir um curso superior em Marketing, Administração, Economia ou áreas correlatas e pós-graduação em IM seria um diferencial. É necessário ter conhecimento no mínimo intermediário da língua inglesa e avançado em Excel e Acess.  Segundo o blog do Estadão, “Executivo S.A”, este profissional é o 6º mais procurado no mercado com o tempo médio de recrutamento de 30 a 90 dias.

Comunicar erros