Inteligência de Mercado: A nova tendência das grandes corporações
08/10/2014 20h36
Beatriz Moreira
Fernanda Nascimento
Foto: Fernanda Nascimento
O mundo corporativo está sempre em evolução e a única certeza que temos é a constante mudança dos cenários. Ter o conhecimento da concorrência é fundamental para manter-se um passo à frente dela e assim surge a Inteligência de Mercado (IM).
“O analista de IM tem como função elaborar pesquisas de tendências do mercado, coletar a análise de dados, elaborar relatórios, diagnósticos de estratégias implementadas e de vendas, análise da concorrência, estudo de movimentações estratégicas e desenvolvimento de táticas de posicionamento visando o ganho de vantagem competitiva”, afirma o analista Antônio Pedro Nascimento Junior da GALDERMA.
O profissional deve estudar o mercado que a empresa atua ou atuará e também elaborar estratégias de marketing e vendas, sendo assim um dos responsáveis pelo crescimento econômico da empresa.
Este profissional se tornou um diferencial competitivo dentro das empresas e é a partir do diagnóstico dado por ele que os executivos tomam decisões sobre os caminhos a serem seguidos pela organização referente aos processos para o desenvolvimento de produtos e serviços, as políticas e práticas para a determinação de preço, pelas estratégias para distribuição, logística e comercialização, e para a fixação do posicionamento de marketing e ações de comunicação.
Para exercer essa profissão deve-se possuir um curso superior em Marketing, Administração, Economia ou áreas correlatas e pós-graduação em IM seria um diferencial. É necessário ter conhecimento no mínimo intermediário da língua inglesa e avançado em Excel e Acess. Segundo o blog do Estadão, “Executivo S.A”, este profissional é o 6º mais procurado no mercado com o tempo médio de recrutamento de 30 a 90 dias.