Geração Y redefine o significado de sucesso
27/09/2017 22h39
Mirela Melo
Ana Clara Gomes
Foto: arquivo pessoal
A tradicional medida do sucesso- aquisição de bens- está sendo substituída pela conquista de novas experiências. Os jovens da geração Y não carregam os mesmos valores que seus antecessores nesse quesito. Transformar o dinheiro em bens não é mais característica dessa geração.
Jovens entre 20 e 35 anos estão cada dia menos propensos a comprar uma casa e mais interessados nas experiências proporcionadas por meio de viagens, práticas de esportes radicais e atividades alternativas. “Tem ficado cada vez mais claro que os melhores investimentos são as experiências, conhecimentos, culturas e vivências. As pessoas têm dado mais importância em ser do que ter”, afirma Mariana Nhoque, relações públicas de uma empresa de varejo.
Essa tendência passa a ser destaque também no mercado de trabalho. Jovens com experiências culturais ganham mais espaço nos processos seletivos de empresas que buscam por profissionais mais flexíveis a mudanças, visto que o cenário atual do mercado está propenso a transformações. Segundo Mariana, “as empresas querem pessoas que tenham uma visão não limitante, com a mente mais aberta, mais flexível e com mais facilidade de se adaptar a diferentes cenários”.
Essa tendência não se restringe à geração Y. “O mundo é de uma riqueza infinita e grande demais para não ser explorado. Existem oportunidades que cabem em todos os tipos de bolsos”, conclui Mariana.