Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / Future-Truck, o caminhão que dirige sozinho

Future-Truck, o caminhão que dirige sozinho

O veículo produzido pela Mercedes-Benz está previsto para circular em 2025

07/10/2016 23h39

Allan Rodrigues
Lucas Murozaki
Foto: Jim Mele, Mercedes-Benz.

 

Resultante dos avanços tecnológicos recrudescidos frequentemente, as empresas entram em uma forma de disputa aprimorando seus produtos para que possam sair na frente do concorrente e agradar o seu consumidor.

Com o intuito de facilitar a viagem dos caminhoneiros, o Future-Truck alcança a velocidade mínima de 50 km/h e o condutor pode acionar o piloto automático e configurar através de um tablet a velocidade (velocidade máxima de 80 km/h) e o destino do caminhão.

Ocasionalmente, o lançamento do veículo acarretará perguntas em relação ao desemprego gerado por conta dessa substituição de uma pessoa pela tecnologia gerada.

Portanto, como diz Wilson Murozaki de Amorim, consultor de vendas regional da Mercedes-Benz do Brasil: “Sempre seremos dependentes desses profissionais, apenas acredito que não chamaremos mais de caminhoneiros, e sim de profissionais de alto gabarito e conhecimento tecnológico”.

O caminhão possui diversos sensores em sua lataria que analisam tudo ao redor do veículo e o conduzem sem sair da faixa. Os sensores têm um alcance máximo de 250m, além de sensores emergenciais que alcançam até 100m e fazem o caminhão frear automaticamente perante qualquer imprevisto.

O painel frontal é feito de LED para facilitar a identificação de quem o dirige, onde a luz branca significa o motorista estar dirigindo e a luz azul o piloto automático estar acionado. Testes de segurança já foram feitos e o Future-Truck já foi aprovado em todos.

Com leis que ainda proíbem o tráfego de veículos sem motoristas, a montadora espera poder comercializar o veículo a partir de 2020 na Europa e em 2025 no Brasil.

 

Comunicar erros