Estágio é a melhor maneira de iniciar uma carreira
01/10/2015 22h16
Beatriz de Miranda
Marina Veloso Vizoni
O mercado profissional é competitivo e voraz e o estágio é um patamar necessário para que o estudante tenha a oportunidade de demonstrar seu potencial e iniciar sua carreira na área cursada. Para a conquista desta etapa é necessário que o candidato seja comprometido não apenas com a sua efetivação, mas também com a missão da empresa.
Quando estiver concorrendo para uma vaga é preciso pesquisar sobre a organização, sua cultura e seus valores e se perguntar se a instituição combina com você. Este mapeamento é extremamente importante no processo seletivo, onde o gestor já começa a avaliar seu comprometimento.
Para a Coordenadora do Departamento de Marketing e Comunicação da Câmara Espanhola, Cibele Quinto: “bom relacionamento interpessoal, organização nas atividades e senso crítico são itens muito importantes para a atuação de um estagiário e seu crescimento na área”.
Com relação à crise financeira e as possibilidades de vaga ou carreira para o estagiário, Cibele expõe seu posicionamento: “Isso é muito relativo, depende da área de atuação da empresa e sua cultura organizacional. Há empresas que culturalmente costumam manter um estagiário por tempo pré-determinado, tornando a vaga sempre rotativa. Em outros casos, em empresas de pequeno e médio porte, há um plano de carreira para o estagiário que se adaptou bem à vaga e se destacou pelo trabalho realizado”.
Grandes e médias companhias continuam com seus processos seletivos para 2016, mostrando assim seu interesse em gerar oportunidades a estudantes. A crise financeira vivida pelo Brasil, embora esteja atingindo grandes cargos, por enquanto não afeta a contratação e permanência dos estagiários nas corporações.
Para se destacar, o universitário deve demonstrar responsabilidade e interesse, assumindo as atividades e tornando visível seu crescimento. “Oportunidades para que ele mostre sua competência são oferecidas. Cabe a ele aproveitá-las para que seu gestor perceba que ele é capaz de lidar com diferentes situações e exercer bem suas atividades”, conclui a gestora Cibele Quinto.