Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / Conquistar o primeiro emprego: problema ou solução?

Conquistar o primeiro emprego: problema ou solução?

A dificuldade dos jovens na atualidade em obter uma oportunidade de trabalho

24/09/2016 00h40 - última modificação 24/09/2016 00h43

Bárbara Vizioli busca o primeiro emprego

Fernanda Bitú
Giovanna Feltrin
Foto: divulgação

 

Não é tão simples entrar no mercado de trabalho como pensamos, e quando se trata de jovens, o assunto torna-se mais delicado ainda. Nos dias de hoje, alguns fatores contribuem na dificuldade da juventude em conquistar o primeiro emprego.

Um dos aspectos mais comuns é o medo e a insegurança, principalmente na fase do processo seletivo. Por não possuírem conhecimento, encontram-se despreparados na maioria das vezes para este momento. Além disso, o mercado de trabalho está exigindo cada vez mais experiência profissional na hora de contratar um candidato para as vagas de emprego, e este fator dificulta ainda mais quem está em busca de uma primeira oportunidade.

Outro aspecto que também afeta na contratação de novos empregados é a crise que o país vem sofrendo atualmente. Com a grande inflação, as organizações estão buscando diminuir gastos, despedindo seus funcionários, o que prejudica a entrada de novos colaboradores. 

Para um pouco mais de conhecimento sobre esta realidade, entrevistamos a jovem Bárbara Vizioli, de 22 anos, que enfrenta o desafio de conseguir o primeiro emprego. “Acredito que a causa da grande dificuldade para nós é a exigência dos recrutadores e das empresas como um todo em relação à experiência prévia. Além disso, nem sempre as universidades preparam seus alunos para estarem no mercado de trabalho”.

Este é outro ponto importante, pois muitas vezes nos cursos superiores e até mesmo no desenvolvimento acadêmico, como um todo, os jovens deveriam receber uma preparação mais adequada tanto para os cargos na prática, quanto para os processos seletivos que irão enfrentar.

Existem alguns sindicatos e até mesmo sites que oferecem oportunidades aos jovens para conseguirem o desejado primeiro emprego. Alguns deles são o SINE, a campanha do governo para jovens aprendizes patrocinada pelo Banco do Brasil, SENAC, Vagas e InfoJobs.

Analisando os fatos, é evidente que os jovens necessitam de apoio e suporte neste momento decisivo em suas vidas, pois é onde começam a se definir como profissionais e também estabelecer metas. Afinal, a juventude de hoje é o futuro de amanhã.

Comunicar erros