Comunicar não é só falar
29/10/2014 20h18
Vicente Pimenta: “A comunicação bem feita reduz os erros, reduz a necessidade de se refazer ações decorrentes de falhas na comunicação”.
Aline Martins
Bianca Araujo
Foto: Vicente Pimenta
Comunicação é algo que está presente a todo momento no cotidiano de qualquer ser humano e não se refere apenas ao simples fato de falar, mas a uma habilidade de se comunicar bem. Como já diz o seu significado: “Comunicar é pôr em comunicação, Participar, Fazer Saber. Pegar, Transmitir.” (Dicionário Priberam). Assim, o ato de se comunicar é conseguir transmitir ao seu ouvinte a mensagem correta, da melhor forma possível. Característica importante para qualquer pessoa, comunicar-se bem se tornou imprescindível para ser um bom profissional.
Saber se expressar e ter uma boa comunicação tem sido uma das competências exigidas pelo mercado profissional. Pessoas que tem facilidade em se comunicar tendem a se relacionar melhor e ganham destaque nesse meio. Além disso, comunicar-se bem pode prevenir muitos transtornos. “A comunicação bem feita reduz os erros, reduz a necessidade de se refazer ações decorrentes de falhas na comunicação”, diz Vicente Pimenta, formado em Comunicação Social e atualmente gerente de Relações Governamentais, Assuntos Corporativos e Novos Negócios da empresa Delphi.
Hoje, muitas empresas possuem problemas em conseguir contratar novos profissionais por conta de muitos deles não saberem transmitir o que querem ou se expressarem com erros, tanto por escrito quanto oralmente. Em busca de aprimorar o meio de comunicação, a tecnologia passou a ser uma das ferramentas mais utilizadas, principalmente por empresas, facilitando o envio de informações e a forma de recebê-las.
“A tecnologia tem ajudado muito a comunicação. Emissor e receptor dispõem hoje de inúmeras possibilidades de serem utilizadas, sem perdas no caminho, sem problemas de distância e em tempo extremamente curto. Ninguém, nos dias de hoje, graças à tecnologia, pode acusar desconhecimento. A informação está mais disponível do que nunca”, acrescenta Vicente.
Entre as ferramentas mais utilizadas da tecnologia no mundo corporativo estão as reuniões áudio/videoconferências - que facilitam o compartilhamento de informações entre os empregados independente do local onde estão – e as redes sociais, que permitem um relacionamento e interação entre as pessoas. Há vários exemplos de como se comunicar melhor e cabe a cada profissional se adequar a esses novos meios para realiza-la de forma efetiva.