Como se destacar como assessor no mercado de trabalho
19/11/2015 22h15
Asindayle Apangesy
Caroline Favero
Maria Eugenia Lucchesi
Uma das ferramentas do âmbito da comunicação, desenvolvida para as organizações obterem um relacionamento com a mídia é a assessoria de imprensa, ela envolve diferentes áreas como publicidade, jornalismo, relações públicas e propaganda. O serviço tem como principal objetivo dar visibilidade à organização junto a veículos de comunicação (jornal, site, revistas, rádio e emissoras de televisão).
O mundo atual vive na era da informação e é a imprensa responsável por divulgar tais dados. As empresas que comunicarem suas ideias e produtos da melhor maneira, ganham destaque entre outros concorrentes no mercado competitivo.
O dinamismo na agência e o responsável pela assessoria de imprensa são de extrema importância, uma vez que o desenvolvimento de estratégias, criação de releases, sugestões de pautas e agendamento de entrevistas podem influenciar na obtenção de resultados. Desta forma, é recomendável um assessor de imprensa que conciliará os interesses da mídia com os da sua empresa.
Um dos objetivos principais deste profissional é tornar o seu cliente conhecido nos meios e despertar através de divulgação, o interesse da mídia para os assuntos relacionados ao mesmo. Para isso, é necessário que o assessor de imprensa tenha um bom relacionamento com diversos jornalistas e avalie quais veículos deseja atingir, o que facilita o acesso à publicação de reportagens referentes ao tema que é alvo do trabalho.
Adriana Cardoso, assessora de imprensa da agência MSLGROUP Espalhe, acredita que o principal desafio para um assessor é ser criativo, pensar fora da caixa e fazer uma comunicação integrada unindo o mundo online e offline.
Ela pontua estratégias eficazes como “entender quem é o seu público? Qual o target? Como o assessor quer que esse público enxergue a sua marca/empresa/pessoa com pesquisas de mercado, de cenário e com a imprensa. Como a imprensa vê esse cliente? E como ele será visto a partir da construção da imagem que faremos para ele”.
O assessor de imprensa tem que ser altamente qualificado, deve conhecer as estruturas de funcionamento de diferentes veículos de comunicação e estar sempre informado sobre os acontecimentos do dia-a-dia. Além disso, deve trabalhar com informações selecionadas e direcionadas que contenham dados estatísticos sobre o segmento desejado.
Atualmente o mercado conta com muitos jornalistas ou relações públicas, sem experiência, que entram em organizações e começam a realizar assessoria de imprensa, o que prejudica o ambiente e o retorno esperado pelas empresas. Adriana Cardoso defende uma formação para entender a profissão como um todo, mas independente do diploma o que o faz um profissional se diferenciar é seu interesse, sua curiosidade em aprender todos os dias com erros e acertos que são adquiridos no dia-a-dia.
Por isso, o mercado exige cada vez mais de um profissional a visão global de um negócio, sendo imprescindível que o assessor de imprensa também possua conhecimento em outras áreas e aumente a cada dia o seu leque de assuntos.