COMO A 3° IDADE SE INSERE NO MERCADO DE TRABALHO
28/10/2016 19h44
Fernanda Bitu
Wellington Fonseca
Foto: DepositPhotos
Nos últimos anos, uma onda de novas oportunidades emergiu do mundo corporativo, algo que beneficiou um público que antes não era mais interessante para as empresas, principalmente quando já era ou estava perto da aposentadoria. Esse público é mais conhecido como melhor idade ou terceira idade.
No Brasil, a expectativa de vida vem aumentando cada vez mais, e quem tem 60 anos hoje em dia pode até ser considerado idoso perante a lei, já que o estatuto do idoso indica que quem tem idade igual ou superior a 60 anos já está inserido nessa categoria. Porém, é bem entendido que isso não significa estar velho, ainda mais para arregaçar as mangas e começar novamente a trabalhar. Disposição é o que não falta.
As experiências que esses novos funcionários já possuem é um diferencial enorme na hora de contratar, tanto por parte das empresas que preferem investir em pessoas que já possuem conhecimentos técnicos e práticos, como também por parte dos empregadores, que enxergam neles uma ampla vontade de continuarem atuantes no mercado de trabalho e por estarem abertos a novos desafios, e melhor, com muita vontade de aprender.
Para Carlos Eduardo de Souza Bastos, Administrador Técnico de Relações Governamentais da Prefeitura Municipal de São Paulo, relata que na busca por um novo emprego encontrou muita dificuldade, mas que foi recompensado por outro lado: “a versatilidade para executar várias tarefas, tirando proveito da experiência de atuar no mercado em
diferentes situações e a facilidade de me adaptar e integrar com as novas equipes me ajudou muito”. E quando questionado sobre o que há de melhor em ter um espaço garantido no mercado de trabalho, ele respondeu que, "a sensação é de fortalecer a autoestima e se sentir realizado profissionalmente”.
Segundo o IBGE, dos 15 milhões de idosos no Brasil, 4,5 milhões estão no mercado de trabalho e a área de serviços é a que mais contrata. Mas para isso é preciso se atualizar, e perder o medo das novas ferramentas de trabalho, como o computador, por exemplo, o que já é um bom começo.
Aposentadoria não quer dizer fim de carreira, muitas vezes é o início de uma nova.