As dificuldades dos jovens na decisão de seu futuro
27/11/2017 21h01
Julia Cristina
Flavia Bartolassi
Nessa época do ano, é comum encontrar a maioria dos jovens de 17 anos preocupados e empenhados a escolherem o rumo de sua vida profissional, já que é no final do ensino médio que grande parte dos adolescentes são direcionados e influenciados pelas pessoas ao seu redor a decidirem qual graduação, carreira, universidade e outros aspectos de seu futuro.
Os jovens estão cada vez mais indecisos sobre o que escolher, porque o número de profissões aumenta e o mercado de trabalho se torna cada vez mais exigente e competitivo.
A preocupação dos pais e familiares com a vida profissional em conjunto com o turbilhão de emoções nessa época da vida, pode gerar conflitos internos nos estudantes e resultar em uma decisão errada.
É comum encontrar pessoas que mudaram de profissão no meio do curso ou mesmo depois de ter acabado a graduação, pois realizaram a escolha errada devido a pressão externa e interna.
Ronaldo Scales, estudante de 18 anos, afirma que para decidir a carreira que seguiria, precisou de tempo e espaço para realizar a escolha certa e que o apoio de seus pais e familiares foi o mais importante nessa etapa da vida.
Sendo assim, é preciso que o jovem tenha calma e foco na hora de definir seus próximos passos, pois isso pode influenciar diretamente seu futuro. Nos dias de hoje, a sociedade impõe pressão para que as pessoas tenham sempre as respostas de suas vidas resolvidas, o que não é bom já que cada pessoa tem seu modo e tempo de decidir seus conflitos, objetivos, metas e, principalmente, seu futuro.
Uma boa dica para quando se está no conflito de não saber qual caminho seguir, é procurar uma psicóloga e até fazer um teste vocacional que ajuda a testar os interesses e aptidões a fim de indicar uma ou mais vocações.