Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / Advocacia: uma carreira promissora

Advocacia: uma carreira promissora

Recém formados em direito falam dos prós e contras da profissão

12/12/2016 17h49

Jardel do Carmo, recém formado em Direito

Fernanda Cristine
Ingrid Nogueira

Fonte: Arquivo pessoal

Traçar objetivos profissionais e ter dúvidas sobre qual carreira seguir é muito comum entre as pessoas.  A importância da escolha dessas áreas é essencial para a formação do cidadão, e no Direito não é diferente. Um bom método para escolher o caminho a ser seguido é analisar o mercado para ver se as suas habilidades se enquadram nas novas tendências da profissão.

Jardel do Carmo, 32 anos, recém formado em Direito relata que teve dificuldades até atingir sua formação. Trabalhou como técnico em enfermagem com baixa remuneração e ia de bicicleta assistir as aulas, até se formar. Apesar disso, conquistou medalha de melhor aluno do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade este ano.

Jardel afirma que seu objetivo é exercer a profissão de advogado e ser professor universitário. Sobre a carreira, ele também diz: “De modo geral a melhor forma para seguir carreira no Direito é ter coragem de enfrentar as dificuldades e não ficar esperando as coisas acontecerem, pois a concorrência aumentou muito nos últimos anos, fazendo com que os recém formados demonstrem algum diferencial que seja capaz de conquistar a confiança do cliente”.

Sabemos que cada indivíduo percorre um caminho diferente até atingir seus objetivos, tanto pessoais quanto profissionais. Milena dos Santos, 23 anos, formada em Direito e aprovada na OAB, conta um pouco sobre como estes profissionais atuam no mercado de trabalho: “o profissional do Direito sempre utiliza as leis, doutrina e jurisprudência para defender os interesses legais da parte. Advogados, defensores e o Ministério Público representam seu cliente, defendendo seus interesses em juízo. Os magistrados decidem no processo, com base nas provas produzidas e nas alegações das partes. Em síntese, o trabalho dos profissionais do Direito é a defesa dos interesses da parte por meio das vias processuais adequadas”.

Milena também comenta sobre as áreas mais promissoras da carreira na área do Direito: “levando-se em consideração fatores como a qualidade de vida, estabilidade, salário, benefícios e demanda de trabalho, creio que a carreira pública seja a opção mais vantajosa. O servidor público goza de vários direitos e benefícios, podendo viver uma vida mais tranquila e com menos preocupações. Apesar de ser mais difícil se estabelecer em um ótimo cargo público, haja vista a concorrência e dificuldade dos concursos, o resultado com certeza compensa os esforços”.

Comunicar erros