A valorização da pesquisa em um momento de crise
29/10/2015 20h31
Leda Kayano, diretora de Marketing da Ipsos Brasil com mais de 30 anos de experiência na área. Foto: Arquivo Ipsos Brasil
Bruna Maeda
Maria Eugenia Lucchesi
As empresas necessitam cada dia mais de informações em maior quantidade e com melhor qualidade, uma vez que os seus consumidores estão mais exigentes e a concorrência cresce intensamente. Desta forma e com o objetivo de atender ao seu público da maneira mais eficiente, as organizações buscam informações a respeito do ambiente em que atuam, expectativas de clientes em relação a produtos e campanhas, entre outros fatores.
A pesquisa, tanto em comunicação quanto em outras áreas, é uma forma de obtenção de conhecimento e tem como objetivo identificar informações precisas e consistentes, a fim de auxiliar os profissionais das empresas nas tomadas de decisões, inclusive em épocas de crise. Além disso, é necessário entender o cliente e o problema a ser estudado, para que a pesquisa traga a solução necessária.
Como afirma a diretora da área de Marketing da empresa Ipsos Brasil Pesquisa de Mercado, Leda Kayano, a pesquisa é muito importante, principalmente porque ela pode trazer o que muda no comportamento do consumidor. As pessoas estão sendo afetadas por essa crise, por isso é importante saber de que forma elas estão sendo afetadas e o que muda para o futuro das grandes marcas, que precisarão lidar com isso. Todas essas informações vêm da pesquisa. O diferencial competitivo não é ter informação, mas sim o que você faz com ela.
As empresas ultimamente aderem à pesquisa profissional para entender o comportamento de seus clientes e a preferência em relação aos serviços e produtos que devem ser lançados. Porém, para que seja elaborada da maneira correta e com qualidade é indispensável um planejamento ordenado de todas as etapas deste processo, assim a análise dos dados coletados resultará em observações e recomendações à organização, colaborando para o sucesso e satisfação do seu público alvo.
A tendência é aplicar a pesquisa de mercado não só no convencional, mas também no mercado digital, que é onde se encontram parte das oportunidades nos dias de hoje, além de ser uma ferramenta potencial para as empresas que desejam observar a concorrência e estabelecer uma releitura interna.
“Nesses últimos anos a forma de coleta de pesquisa mudou bastante. O mundo está mais digital, a tecnologia veio para auxiliar uma parte da pesquisa para diminuir custos, simplificar processos e aumentar a velocidade de resultados com qualidade.”, explica a executiva.
A informação é um grande diferencial competitivo nos tempos modernos, e sua aquisição exige o entendimento e uso científico de técnicas de pesquisas. Assim, quanto mais informações de qualidade, e gerada por fontes confiáveis, menor o risco em relação às tomadas de decisões.