Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / A influência dos jogos no desenvolvimento de habilidades

A influência dos jogos no desenvolvimento de habilidades

O aperfeiçoamento da aprendizagem por meio dos games

27/09/2017 23h26

Leandro Yanaze é coordenador do curso de Jogos digitais da UMESP

Luma Jardim
Camila Borgo
Foto: Arquivo pessoal

 Desde o início da vida somos estimulados a utilizar os nossos cinco sentidos - visão, audição, tato, olfato e paladar – para desenvolver o sistema cognitivo, explorando novas perspectivas e sensações, capazes de nos fazer aperfeiçoar técnicas e competências. Neste contexto, é importante chamar atenção para os diversos instrumentos que nos auxiliam no aprimoramento de habilidades, como é o caso dos jogos.

 Os jogos são importantes mecanismos que contribuem na formação do indivíduo. Por se tratarem de simulações com regras pré-estabelecidas, podem ajudar na concentração, raciocínio lógico, além de estimular a criatividade e autonomia, traduzindo vivências do cotidiano de forma lúdica e prática. Considerados facilitadores na aprendizagem de idiomas, matemática e estratégia, os jogos constituem-se em ferramentas que, se bem utilizadas, ensinam enquanto estimulam o pensamento.

 Segundo o Prof. Dr, Leandro Key Higuchi Yanaze: “Apesar do teor fictício dos jogos, é possível usar alguns roteiros para começo de discussão sobre cultura, história, mitologias, relações sociais, entre outros, até porque a base de qualquer brincadeira é a própria realidade”.

 É importante ressaltar que a indústria dos games, sejam eles digitais ou analógicos, vêm se tornando tendência no mercado de trabalho, pois despertam as habilidades de muitos indivíduos. Mas é necessário destacar que existem dois lados a serem considerados sobre os jogos: “Por um lado, tem os que aproveitam as competências que os jogos disponibilizam na sua vida profissional. Por outro lado, tem aqueles que se isolam e atrofiam ainda mais as suas competências sociais, tão essenciais para o desenvolvimento de uma carreira profissional”, afirma Leandro.

 A influência dos jogos está diretamente ligada ao comportamento pessoal de cada indivíduo, que pode utilizá-los de forma negativa, não explorando suas competências ou de forma positiva, apostando algumas fichas no desenvolvimento eficiente de muitas habilidades. 

Comunicar erros