Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / A influência da internet no surgimento de novas personalidades

A influência da internet no surgimento de novas personalidades

As mudanças alcançadas pela Geração Z no cenário Plus Size

23/09/2016 23h32

Mayara Efe tornou-se modelo Plus Size

Nathany Ferreira
Tainá Esteves
Foto: arquivo pessoal

 

             Juntamente com o avanço da tecnologia, a humanidade muda sua forma de ver o mundo. São criadas novas tendências, novas formas de comunicação, desenvolve-se pensamentos, nos reinventamos, desconstruímos e nos transformamos. Cada vez mais conectados, globalizados e atentos aos acontecimentos mundiais, a Geração Z, se tornou cada vez mais crítica e questionadora dos moldes tradicionais de vida do século passado.

      Essa geração usa principalmente as redes sociais para se expressar. Nessa nova ferramenta, temas como o feminismo, ganharam destaque principalmente por reivindicar a libertação do corpo, indo contra a ideia de que existe apenas um padrão de beleza.  E mais do que isso, esses novos meios de comunicação podem agir como válvula de escape para aqueles que buscam soluções de problemas pessoais, como a baixa autoestima, por exemplo. Afinal, na internet, nunca estamos sozinhos.

      Foi assim que a paulista Mayara Efe, estudante de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista de São Paulo, encontrou uma forma de vencer a depressão. Publicando fotos pessoais no Facebook, como uma forma de aceitação de seu próprio corpo que não se adéqua aos “padrões da sociedade”, mais do que vencer uma doença, ela nunca imaginou que se tornaria uma modelo Plus Size, que já carrega trabalhos de marcas famosas em seu currículo.

      Após publicar suas fotos, Mayara começou a ganhar notoriedade na internet. Seus amigos, que também trabalham com comunicação, começaram a convidá-la para fotografar de forma despretensiosa, apenas como parte de portfólio e de projetos estudantis.

     A estudante comenta: “Foi muito tiro na sorte! Foi bem na época que começou a ficar em alta o feminismo, aceitação do corpo e aí as pessoas ficaram interessadas em fazer esses projetos de fotografia de diversidade de corpos e me chamaram”. Veículos de comunicação como o Catraca Livre se interessaram em publicar fotos da modelo, que já deu entrevistas para a jornalista Marília Gabriela e participou de programas, como o "Altas Horas" da Rede Globo, para compartilhar sua história.

      O uso da internet se tornou importante não só na propagação da informação, mas também na descoberta de novas personalidades. Cada vez mais pessoas utilizam dessa ferramenta para se expor e desenvolver novas influências, seja no mundo da moda, música ou comunicação.

Comunicar erros