Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / A importância do estágio no mercado de trabalho

A importância do estágio no mercado de trabalho

Uma atividade educativa, de desenvolvimento para a carreira do estudante

22/11/2017 21h55 - última modificação 22/11/2017 22h00

Equipe de estagiários da Suzano

Allana Alvares Silva
Beatriz Serein

Foto: arquivo pessoal

Durante o período universitário acadêmico, muitos estudantes sofrem antecipadamente com o momento em que precisarão buscar pela primeira vaga de emprego (normalmente um estágio), para adquirir conhecimento e entrar no mercado de trabalho, explorando as áreas de sua graduação.

Conseguir um estágio é uma etapa muito importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional, pois além de adquirir experiência, possibilita colocar em prática tudo o que aprendeu em sala de aula, vivenciando no dia-a-dia as competências teóricas, assim como desenvolver habilidades essenciais para a prática e aprimoramento de sua carreira profissional. Mas existem algumas barreiras que dificultam este processo.

Bianca S. Costa, estudante do terceiro ano de Relações Públicas, diz que demorou um ano e meio para conseguir seu estágio na Suzano Papel e Celulose. Em meio a entrevistas e o percurso até conseguir a vaga, ela ressalta seu maior desafio: “Acredito que minha maior dificuldade foi falta de preparo, não no quesito acadêmico, mas pessoal. Nos processos seletivos lidamos com muitos concorrentes e vários avaliadores, todos com perfis e ideias diferentes, e para passar por tudo isso e conseguir uma oportunidade, a autoconfiança, proatividade e conhecimento são essenciais”.

Bianca dá uma dica valiosa para os estudantes que vão passar por esta fase: “minha principal dica é que os estudantes se preparem para que saibam vender seu peixe na hora dos processos seletivos. É preciso que eles conheçam suas forças e fraquezas, escolham empresas que tenham a ver com seus respectivos perfis e que se preparem para os processos seletivos como se preparam para uma prova”.

As organizações também têm muito a ganhar dando a oportunidade de ter um estagiário na equipe, mas nem as empresas estão dispostas a ensinar. Muitas vêm o estagiário como uma forma de economizar dinheiro, como mão-de-obra barata e não cumprem seu papel social, ajudando a formar as novas gerações de profissionais.

Aprender é a principal função do estágio. E este tipo de programa oferece um novo olhar para o futuro, onde contribuir para este papel social é responsabilidade de todos nós.

Comunicar erros