Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / A importância da comunicação no cenário da música eletrônica

A importância da comunicação no cenário da música eletrônica

O meio artístico e os segredos de se ganhar visibilidade no mercado

24/09/2016 01h52

Os fãs de música eletrônica acompanham seus artistas favoritos tanto em shows, quanto nas redes sociais.

Renan Akio Tsukahara
Foto: Site E.DJ's

Não é novidade que a música eletrônica vem quebrando barreiras pelo mundo afora, entretanto, há alguns anos, ela vem chamando atenção também em território nacional. Em um estudo realizado pela Eventbrite em 2013 chamado “EDM by the Numbers”, foi analisado o comportamento de pessoas que frequentam shows, concertos, festivais, sendo eles fãs de música eletrônica, ou de outros estilos musicais.

O estudo pôde concluir que os fãs da “dance music” são bem mais ativos nas redes sociais do que os fãs de outros estilos de som. Um outro resultado bastante interessante desse estudo foi que 78% dos fãs de música eletrônica tem mais chances de irem a um evento se mais de seus amigos forem também, em comparação com 43% do público de shows de outros estilos musicais.                     

Essas abordagens nos mostram traços importantes sobre o perfil do indivíduo/fã da música eletrônica: eles estão altamente presentes, além de serem incentivados e influenciados pelas mídias sociais usadas nos dias de hoje (Facebook, Instagram, Snapchat, etc).

De maneira intensa e ilimitada, esses jovens utilizam seus momentos nas redes tanto comentando em fotos de artistas/DJs que gostam, como também procurando novidades sobre festas e festivais. Tudo isso ao mesmo tempo que acompanham o que seus amigos estão fazendo, ouvindo, e quais festas estão frequentando, mostrando uma forte cultura de influência entre diferentes tipos público nesse cenário.

Em matéria da revista Época, no ano de 2014, as jornalistas Júlia Korte e Nina Finco trataram sobre um assunto que também envolve as esferas da comunicação e do cenário da música eletrônica: como a promoção/divulgação de artistas e de seus materiais é feita acaba se tornando refém de um planejamento comunicacional.

Segundo elas, “é pela internet que a maioria dos artistas brasileiros chega ao mercado estrangeiro. Os DJs brasileiros publicam e divulgam sua música em sites especializados, o maior deles é o Beatport. Esperam que um nome consagrado resolva tocá-la numa festa importante. É assim que o sucesso acontece”.

Comunicar erros