Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / A clareza e fluência do texto

A clareza e fluência do texto

Jornalista dá dicas sobre boa pontuação e transparência na escrita

24/09/2015 21h36

Willian Ferreira é jornalista e formado pela Universidade Metodista - Foto: arquivo pessoal

Mirelle Moura Daniel

Um texto fluente é aquele que é compreensível à primeira leitura sem a necessidade de grande esforço para entendê-lo.  Quem trabalha com palavras (como Jornalistas ou Relações Públicas) têm o dever de realizar textos bem escritos e de fácil entendimento, porém estes textos claros também são importantes para qualquer pessoa que pretenda passar alguma informação. Vemos como um exemplo simples as redes sociais, que são fontes de comunicação utilizadas por vários usuários, em situações cotidianas. 

O jornalista Willian Ferreira, formado em 2014 pela Universidade Metodista de São Paulo, explica que para ter uma boa escrita é necessário ter o hábito da leitura, pois quem lê com frequência analisa como os escritores colocam suas ideias no papel, obtendo assim maior vocabulário e informação. “É necessário também ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto abordado, evitando erros mais graves e revisar o texto para verificar repetição de palavras, redundância, ou gerúndios”, acrescenta.

Vale lembrar que para um bom texto é necessário também o uso correto da pontuação. Utilizar a vírgula regularmente é um bom ponto a ser abordado na escrita, porém o uso excessivo pode prejudicar a fluência. Segundo Willian, existem outros sinais de pontuação que substituem a vírgula em casos específicos e fazem a função da quebra do texto - como, por exemplo, o hífen ou até mesmo o ponto final, deixando o texto mais limpo e claro.

Um conteúdo bem escrito depende de muitos outros fatores, como do canal de comunicação, do perfil do receptor e das finalidades pretendidas pelo emissor, afetando dessa forma, diretamente sua apresentação. Sabemos que levar informação é o propósito final, mas saber passar essa informação é tão importante quanto.

Comunicar erros


X