Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Carreiras e Tendências / A busca pelo estágio dos sonhos

A busca pelo estágio dos sonhos

Estudantes aspiram iniciar a carreira em grandes empresas

12/12/2016 18h19

Beatriz Dominguez
Geórgia Corletto
Fonte: Acervo Pessoal
 

O momento do estágio é sempre de muita dificuldade e dúvidas para os estudantes. Onde procurar? Devo enviar currículo apenas para multinacionais? Ou será que tenho mais chances de ser efetivado em uma empresa pequena? Afinal, para muitos esse é o primeiro contato com o mercado de trabalho ou com a área escolhida para seguir carreira, portanto, decisivo para o futuro.

Grandes empresas são as mais concorridas durante seus processos de vagas, já que, geralmente, oferecem muitos benefícios, além de um plano de carreira sólido para desenvolvimento de seus colaboradores. Elas possuem, muitas vezes, programas com mais etapas, processos e testes para chegar a escolha do candidato mais completo. Esse processo para contratação de funcionários se deve ao número alto de inscritos às vagas, que chega aos milhares em multinacionais. Cada etapa exige dos candidatos um nível maior de complexidade e flexibilidade.

Aprendizagem e desenvolvimento, integração, planejamento, remuneração e benefícios são alguns dos aspectos avaliados para que as empresas sejam certificados com o selo Top Employers Brasil, que premia os empregadores que oferecem melhores oportunidades de carreira e desenvolvimento, assim como Great Places to Work, que elabora um ranking com as melhores empresas para se trabalhar, segundo os próprios funcionários.

A estudante de Relações Públicas, Camila Pollo, estagiária de comunicação na Braskem, uma das empresas presentes no ranking, afirma que ao entrar na empresa, seu principal objetivo era ganhar experiência na sua área de formação, mas que suas expectativas foram superadas durante o estágio: “Além de eu ter total liberdade para exercer minhas funções, todo dia eu aprendo algo novo e eles fazem questão que eu me desenvolva em todas as vertentes da comunicação, o que tem sido incrível para mim”.

Camila ainda disse que a principal razão da empresa ser uma das melhores para se trabalhar seja o fato de investir nas pessoas, acima de tudo. “A Braskem faz com que seus integrantes acreditem e trabalhem por seus ideais”, completa ela.

É importante que as empresas, independentemente de seus tamanhos, estejam preparadas para receber os novos funcionários, e dispostas a realmente colocar em prática e somar o conhecimento adquirido em sala de aula. E com grandes expectativas, os dois lados devem estar alinhados para alcançar os objetivos.

 

Comunicar erros