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O curso de Relações Públicas na Universidade Metodista

Tradição e contemporaneidade: diante das expectativas e exigências que o mercado
impõe à formação dos novos profissionais, o curso de Relações Públicas na Universidade Metodista de São Paulo vê-se diante do desafio de incorporar as práticas e competências pedagógicas às demandas do mercado, oferecendo um curso ágil, dinâmico e sintonizado aos diversos contextos que constroem nossa sociedade.

Estando em pleno oferecimento, ininterruptamente, há mais de quatro décadas, o curso de Relações Públicas da Metodista registra uma respeitável trajetória e tem contribuído efetivamente na construção de um pensamento teórico da atividade no Brasil. Prestes a comemorar seu 45º aniversário, o curso continua atual e eficaz, pois vivemos num contexto social marcado por profundas mudanças de padrões e busca de novos modelos. Isto significa impactos nos sistemas de valores e na gestão das organizações. Uma nova mentalidade empresarial está sendo formada e, neste contexto, a área de comunicação ganha força e importância. A comunicação emerge como um fator de competitividade e o profissional de relações públicas tem muito a contribuir para a construção de uma nova visão de mundo.

Neste sentido, cabe destacar que o curso de relações públicas da Universidade
Metodista de São Paulo foi reconhecido com quatro estrelas no ranking 2015 do Guia do Estudante (http://gevestibular.abril.com.br/ge/selos_ge2015_alta.asp?CursoGraduacaoID=238388&opid=160430). Isto mostra que está no caminho certo para o oferecimento de um curso bem estruturado sobre um projeto pedagógico concebido com base no campo das teorias da comunicação e das relações públicas, bem como sintonizado com as demandas sociais e econômicas da contemporaneidade. A avaliação do Guia do Estudante é realizada há mais de 20 anos e elaborada com base em pesquisa de opinião da qual participam cerca de três mil pareceristas – assim são chamados os coordenadores de curso, professores e avaliadores do MEC – que emitem os conceitos dos cursos, os quais se transformam nas estrelas.

Outro reconhecimento digno de nota: os TCCs dos alunos concluintes do curso de relações públicas têm conquistado os primeiros lugares no Prêmio Nacional de Monografias e Projetos Experimentais de Relações Públicas promovido pela ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas). Nos últimos anos, já vencemos em diversas categorias: Projeto Experimental na Área Cultural (2012), de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (2012), de Relacionamento com a Imprensa (2012), no Terceiro Setor (2014), no Setor Indústria (2014) e no Setor Público (2015).

O curso de relações públicas da Universidade Metodista de São Paulo apresenta importantes diferenciais:

1. Constitui a Agência Integrada de Comunicação (AGICOM) que reúne todas as habilitações da Faculdade de Comunicação que trabalham em conjunto no formato de núcleos e conta com um espaço físico integrado e adequado para atender seus setores e demandas. A área de relações públicas tem participação efetiva nos núcleos de Eventos, Pesquisa, Planejamento e Produtos Comunicacionais. Cada área, dentro de um determinado projeto ou job, desenvolve suas habilidades/competências com base em um trabalho integrado;

2. A partir já do 1º semestre é realizado um projeto integrado (denominado PI). Nestes trabalhos, os estudantes colocam em prática, em organizações reais, os conhecimentos teóricos adquiridos no semestre em curso possibilitando a interação do conteúdo apreendido em sala de aula com a dinâmica das empresas e do ambiente externo. Fruto desses PIs temos análises de retórica organizacional, pesquisa de opinião pública, organização de eventos.

3. Além disso - e especificamente no 8º semestre do curso - os alunos, sob a orientação de um professor orientador, apresentam o projeto experimental completo aos gestores nas dependências da organização-cliente. Esta iniciativa também é pioneira do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo e foi pensada para que vários gestores conheçam o projeto sob as dimensões social, política, econômica e cultural do cenário externo que impacta a organização-cliente

Com base em sua formação acadêmica, o estudante formado em relações públicas na Universidade Metodista pode atender às demandas das organizações, instituições públicas e privadas, como também de entidades de classe e do terceiro setor. O curso já está formatado segundo as novas Diretrizes Curriculares Nacionais homologadas pelo MEC que lhe confere sintonia com as necessidades e expectativas do mercado.

A infraestrutura da Universidade Metodista de São Paulo permite que as aulas do curso de relações públicas sejam ministradas em salas multimídia e laboratórios, estruturas dotadas de computador com acesso à internet e projetores de vídeo, amplificadores de som e sistema de iluminação.

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INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: Presencial
Grau: Bacharelado 
Reconhecimento: Portaria Nº 157 de 04/04/13 
Duração: 4 anos
Campus: Rudge Ramos
Mensalidade - 1º semestre de 2016: R$1.253,00, para pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do programa de desconto. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$1.392,22.
Horário de aula: Noite: 19h30 às 23h
Avaliação do MEC: CPC: 3

Graduação Presencial