Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Relações Públicas / Módulos / Módulos - Currículo 2

Módulos - Currículo 2

1º Período

 

Módulo: Atividades Complementares (40 horas)


Ementa: Projeto Integrado entre os módulos do primeiro período.

 

Módulo: Comunicação, História e Sociedade (120 horas)

 

Ementa: História do capitalismo moderno. Conceito de Obsolescência Programada. Construção de análise de conjuntura. Articulação local e global. História dos meios de comunicação. A emergência do paradigma do desenvolvimento sustentável.

 

Módulo: Narrativas Organizacionais (160 horas)

 

Ementa: Linguagem oral, escrita e visual aplicadas nas organizações. Estudo dos instrumentos de comunicação. Retórica organizacional. Discursos das organizações. Princípios da comunicação visual. Adequação do discurso às práticas e ao modelo mental das organizações.

 

Módulo: Programas de Comunicação nas Organizações (160 horas)

 

Ementa: As teorias da administração e suas implicações nas estruturas organizacionais e nas atividades de relações públicas. História e conceitos das relações públicas, funções e finalidades na atividade profissional. Ciência, paradigmas e pesquisa. Iniciação científica.


2º Período

 

Módulo: Atividades Complementares (40 horas)

 

Ementa: Projeto Integrado entre os módulos do segundo período.

 

Módulo: Paradigmas das Relações Públicas (120 horas)

 

Ementa: Trajetória das Relações Públicas. Teorias contemporâneas de Relações Públicas. O papel do profissional na cocriação equitativa das bases de convívio sustentável entre organização e sociedade.

 

Módulo: Técnicas, Instrumentos e a Comunicação Visual e escrita em RP (200 horas)

 

Ementa: Produção dos instrumentos de comunicação. Produção de textos institucionais. Técnicas e instrumentos de comunicação aplicados às Relações Públicas. Planejamento gráfico. Editoração eletrônica. Mapeamento de públicos.

 

Módulo: Teoria e Processo da Comunicação (120 horas)

 

Ementa: Conceitos básicos das teorias e escolas de comunicação. Reflexos e implicações das teorias de comunicação na sociedade. Abordagens e procedimentos metodológicos e técnicas de pesquisa. Pesquisa aplicada nas organizações.


3º Período

 

Módulo: Atividades Complementares (80 horas)

 

Ementa: Projeto Integrado entre os módulos do terceiro período

 

Módulo: Módulo de Formação Cidadã II (120 horas)

 

Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnicorraciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

  • Eixo Estético-somático relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
  • Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
  • Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico/práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania ações de extensão universitária.

 

Módulo: Relações Públicas e suas Interfaces com a Linguagem de Marketing Publicitária (120 horas)

 

Ementa: O planejamento e a execução de campanhas de caráter institucional nas organizações. Técnicas específicas de Relações Públicas na interface com Marketing e Publicidade e Propaganda. A influência da publicidade e marketing nas relações de consumo. Linguagem e técnicas publicitárias que interferem no processo de criação e veiculação. Linguagem e técnicas de marketing que interferem no processo de criação e veiculação.

 

Módulo: Relações Públicas e suas Interfaces com a Linguagem Jornalística (200 horas)

 

Ementa: Visão geral dos gêneros jornalísticos. Técnicas de produção jornalística para relacionamento com a mídia. O papel das agências de notícias e das assessorias de imprensa. A oratória e o media training aplicados aos porta-vozes e à utilização da expressão oral na comunicação das organizações. Auditoria de imagem das organizações na mídia. Construção de representações da identidade das organizações e sua coerência com a visão de sustentabilidade de suas diretrizes.


4º Período

 

Módulo: A Sociedade, a Mídia e a Opinião Pública (160 horas)

 

Ementa: Teorias da opinião pública. Princípios da psicologia aplicados à comunicação. Princípios da sociologia aplicados à comunicação. Papel do profissional de relações públicas na formação da opinião pública e de uma sociedade sustentável. Interfaces com as organizações públicas e privadas.

 

Módulo: Atividades Complementares (80 horas)

 

Ementa: Projeto Integrado entre os módulos do quarto período.

 

Módulo: Comunicação, Arte e Cultura (80 horas)

 

Ementa: Introdução aos conceitos da estética e da arte. A arte, a cultura e os contextos sociais, políticos e ideológicos de sua produção. A arte como mercadoria e suas formas de reprodução. Interface entre a natureza e a sociedade.

 

Módulo: Teoria da Pesquisa (160 horas)

 

Ementa: O processo de pesquisa social. Pesquisa em comunicação. Pesquisas de comunicação nas organizações. Tipos de pesquisa em RP.


5º Período

 

Módulo: Comunicação, Mídias e Narrativas (120 horas)

 

Ementa: Redação, argumentação e linguagem. Elementos ligados à leitura e produção de textos por meio de narrativas midiáticas. O uso da língua nacional para aprimorar os níveis de leitura e escrita.

 

Módulo: Estágio Supervisionado (40 horas)

 

Ementa: Prática laboral que possibilite ao estudante tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia-a-dia de exercício das funções profissionais preconizadas no curso, quanto a consolidação/articulação das competências consideradas desejáveis para a formação profissional. Atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante enquanto profissional em formação, pela participação em situações reais de vida e de trabalho. Desenvolvimento efetivo de competências e habilidades esperadas no exercício da profissão.

 

Módulo: Evento como Estratégia de Relações Públicas (160 horas)

 

Ementa: Evento como estratégia de comunicação e de relações públicas. Planejamento. Organização. Coordenação. Controle. Eventos empresariais e públicos. Ciclo de vida do evento e sua pegada ecológica. Protocolo e cerimonial.

 

Módulo: PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROGRAMAS DE RP (160 horas)

 

Ementa: Planejamento estratégico, tático e operacional. Gestão estratégica. Planejamento estratégico de relações públicas. Gestão de relações públicas. Gestão administrativa e financeira da comunicação como ferramenta para o profissional de Relações Públicas. Análise da cultura organizacional. O discurso de sustentabilidade na cultura da organização e nos modelos de gestão.


6º Período

 

Módulo: Administração e Gestão de Crises em RP (120 horas)

 

Ementa: Situação de crise: características e dinâmicas. Gestão de crise nas organizações. Instrumentos de gestão. Relações de poder. Imagem da organização na sociedade.

 

Módulo: Comunicação Digital (120 horas)

 

Ementa: Tecnologias da informação e comunicação. O impacto das redes sociais na construção das imagens organizacionais. Curadoria no universo da comunicação.

 

Módulo: Estágio Supervisionado (40 horas)

 

Ementa: Prática laboral que possibilite ao estudante tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia-a-dia de exercício das funções profissionais preconizadas no curso, quanto a consolidação/articulação das competências consideradas desejáveis para a formação profissional. Atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante enquanto profissional em formação, pela participação em situações reais de vida e de trabalho. Desenvolvimento efetivo de competências e habilidades esperadas no exercício da profissão.

 

Módulo: Relações Públicas e os Programas Globais de Comunicação (120 horas)

 

Ementa: Relações públicas no contexto da globalização. Processo de internacionalização das organizações. Administração contemporânea e os novos modelos de gestão como o PRME (do qual a Universidade Metodista é signatária) e os Objetivos do Milênio.

 

Módulo: Relações Públicas e Responsabilidade Social Corporativa (80 horas)

 

Ementa: Responsabilidade social como instrumento de interação das organizações na sociedade. Características de gestão das organizações na sociedade civil. Cidadania como foco das relações públicas.


7º Período

 

Módulo: Empreendedorismo em Relações Públicas (120 horas)

Ementa: Empreendedorismo: conceitos e contextos. Constituição e gestão de empresas de comunicação. Empreendedorismo como oportunidade de inovação e desenvolvimento de negócios. Legislação para o desenvolvimento de novos negócios. Modelos emergentes: gestão compartilhada, financiamento coletivo, redes.

 

Módulo: Estágio Supervisionado (40 horas)

 

Ementa: Prática laboral que possibilite ao estudante tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia-a-dia de exercício das funções profissionais preconizadas no curso, quanto a consolidação/articulação das competências consideradas desejáveis para a formação profissional. Atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante enquanto profissional em formação, pela participação em situações reais de vida e de trabalho. Desenvolvimento efetivo de competências e habilidades esperadas no exercício da profissão.

 

Módulo: Oficinas de Rádio e TV e Produção de Portfólios (160 horas)

 

Ementa: Planejamento e produção em rádio e TV aplicados às relações públicas. Comunicação institucional multimídia. Produção de portfólios institucionais.

 

Módulo: Panorama Mercadológico e da Produção de Projetos e Monografias de RP (160 horas)

 

Ementa: Construção de cenários: briefing, análise dos processos de comunicação da agência experimental, públicos de interesse, benchmarking e pesquisa. Prospecção de clientes reais para o desenvolvimento do Projeto-piloto.


8º Período

 

Módulo: Criação de Cenários: Macro e Micro Ambientes (140 horas)

 

Ementa: Estudo dos cenários da organização. Simulações. Análise do processo de comunicação e dos públicos de interesse.

 

Módulo: Estágio Supervisionado (120 horas)

 

Ementa: Prática laboral que possibilite ao estudante tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia-a-dia de exercício das funções profissionais preconizadas no curso, quanto a consolidação/articulação das competências consideradas desejáveis para a formação profissional. Atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante enquanto profissional em formação, pela participação em situações reais de vida e de trabalho. Desenvolvimento efetivo de competências e habilidades esperadas no exercício da profissão.

 

Módulo: Projeto / Monografia de Relações Públicas (180 horas)

 

Ementa: Projeto experimental (agências) ou monografia (individual). Desenvolvimento de projeto. Análise de cenário.

Comunicar erros

PUBLICAÇÕES

PAULO FERREIRA - COORDENADOR

Conheça o minicurrículo


 

rela├з├╡es-p├║blicas.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

Acesso Restrito

Portal do Aluno / Docente
Portal CAPES
INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: Presencial
Grau: Bacharelado 
Reconhecimento: Portaria Nº 157 de 04/04/13 
Duração: 4 anos
Campus: Rudge Ramos
Mensalidade - 1º semestre de 2016: R$1.253,00, para pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do programa de desconto. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$1.392,22.
Horário de aula: Noite: 19h30 às 23h
Avaliação do MEC: CPC: 3

Graduação Presencial