Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Relações Públicas / Módulos / Módulos - Currículo 1

Módulos - Currículo 1

1º Período (Eixo do semestre: Comunicação e RP nas Organizações)

 

Módulo 1 - Núcleo Comum - Comunicação, mídias e narrativas (120 hs/a)

 

Ementa: Redação, argumentação e linguagem. Discutir criticamente elementos ligados à leitura e produção de textos por meio de narrativas midiáticas. O uso da língua nacional para aprimorar os níveis de leitura e escrita dos alunos e assim tornar os discentes mais críticos na observância dos diferentes gêneros textuais. Utilizar práticas de narrativas literárias para identificar criticamente elementos das línguas oral e escrita. Demarcação da natureza da interrogação filosófica, sua identificação e especificidade frente a outros discursos. Apresentação da Filosofia como atividade investigadora, crítica e criativa. Ênfase nos aspectos contemporâneos desta ciência como articuladora do conhecimento.

 

Módulo 2 - Programas de comunicação nas organizações (120 hs/a)

 

Ementa: Apresenta as funções, objeto de estudo, objetivos e finalidades da atividade profissional, por meio da desconstrução de planos reais de Relações Públicas. Analisa as definições conceitual e operacional de Relações Públicas e sua compreensão na sociedade atual. Classifica as escolas da administração e identifica as diferentes estruturas organizacionais nos planos de RP. Apresenta a pesquisa como ferramenta para conhecimento da comunicação nas organizações.

 

Módulo 3 - Textos de comunicação dirigida e oral em relações públicas (160 hs/a)

 

Ementa: Aborda a importância da correção gramatical para a clareza do texto. Enfatiza a leitura e a compreensão do texto em suas dimensões escrita, oral e visual e sua aplicação aos instrumentos impressos e eletrônicos da comunicação organizacional. Analisa o papel da mídia e do discurso organizacional na construção da percepção positiva dos públicos.


2º Período (Eixo do semestre: Função estratégica de RP)

 

Módulo 1 - Núcleo Comum - Teoria e processo da comunicação (120 hs/a)

 

Ementa: Apresentação e discussão dos conceitos básicos das teorias da comunicação e suas principais escolas, sua presença no campo das ciências sociais e a compreensão das interações suas influências e reflexos na sociedade. A ciência como formuladora de problemas, seu papel e sua contraposição ao conhecimento popular. A metodologia da pesquisa em comunicação e seus procedimentos na vida acadêmica. Os estudos de percepção e audiência, as perspectivas culturais e a apresentação dos pensadores da comunicação no Brasil e na América latina.

 

Módulo 2 - Fundamentos teóricos das relações Públicas (160 hs/a)

 

Ementa: Contextualiza a trajetória das Relações Públicas nos Estados Unidos e Brasil, analisando a influência dos sistemas econômico, político e cultural para o desenvolvimento da profissão. Estuda os conceitos dos comportamentos humanos: multidão, massa, público à luz de situações reais. Elabora o mapeamento dos públicos mediante as diferentes tipologias: tradicional, Matrat, Grunig e Hunt e França. Discute os novos paradigmas e as teorias contemporâneas de Relações Públicas e sua influência na atualidade. Trabalha a pesquisa como processo de conhecimento e sistematização das variáveis organizacionais.

 

Módulo 3 - Comunicação visual e escrita relações públicas (120 hs/a)

 

Ementa: Estuda os princípios que norteiam o trabalho com comunicação visual e sua importância na produção de múltiplos instrumentos de comunicação e enfatiza a linguagem escrita no contexto das Relações Públicas.

 

Módulo 4 - Atividades complementares: TI de RP e Pesquisa (40 hs/a)

 

Ementa: Trabalho integrado entre os módulos do segundo período do curso.

 

3º Período (Eixo do semestre: Interfaces das Relações Públicas)

 

Módulo 1 - Núcleo Comum - Comunicação, arte e cultura (120 hs/a)

 

Ementa: Introdução aos conceitos da estética e da arte. Características da produção artístico-cultural do século XX, no mundo ocidental e seus reflexos no Brasil e nos demais países da América Latina, da Modernidade ao Contemporâneo. A arte, a cultura e os contextos social, político e ideológico de sua produção. A Arte como mercadoria e as formas de reprodução. O empreendimento coletivo e a autoria nas artes. A Arte e as vanguardas no século XX. A Arte do Pós-Guerra: engajamento e experimentalismo.

 

Módulo 2 - Técnicas e instrumentos de comunicação aplicados às relações públicas (160 hs/a)

 

Ementa: Desenvolve habilidades voltadas para o planejamento, a produção e o direcionamento estratégico dos múltiplos instrumentos e técnicas de comunicação, sob a ótica das relações públicas e de acordo com o mapeamento dos públicos. Oferece a oportunidade de análise das mídias e sua utilização estratégica em função das situações contingenciais da organização

 

Módulo 3 - Relações públicas e suas interfaces com a linguagem e as técnicas publicitárias (120 hs/a)

 

Ementa: Possibilita o planejamento e execução de campanhas de caráter institucional, mediante emprego de técnicas específicas de relações públicas e da linguagem e das técnicas publicitárias que interferem em seu processo de criação e veiculação.

 

Módulo 4 - Atividades complementares: Projeto integrado de extensão (40 horas)

 

Ementa: Projeto Integrado entre os módulos do terceiro período do curso.

 

4º Período (Eixo do semestre: Planejamento de RP e RS)

 

Módulo 1 - Núcleo Comum - Comunicação, História e Sociedade (120 hs/a)

 

Ementa: O panorama histórico mundial do início do século XX passando pelas duas guerras mundiais e o processo de bipolarização política e econômica do pós-guerra. O papel da Europa e dos Estados Unidos no processo de integração econômica. O fenômeno da globalização no terceiro mundo em especial no Brasil e na América Latina. O surgimento do rádio e da televisão. O impacto desses veículos como formadores de opinião. O desenvolvimento dos meios de comunicação no Brasil e no mundo: jornal, revista, rádio, publicidade, cinema, TV, internet e o universo da multimídia, do ciberespaço e da hipermídia. O desenvolvimento da fotografia, do cinema, do vídeo e da videoarte. Os avanços tecnológicos e as novas características do mercado hiperglobalizado. A metodologia da pesquisa em comunicação e seus procedimentos na vida acadêmica.

 

Módulo 2 - Responsabilidade socil e relações públicas no terceiro setor (120 hs/a)

 

Ementa: Estuda a Responsabilidade Social como fator determinante do exercício da função de Relações Públicas como instrumento de interesse e da interação das organizações com seus públicos e com a comunidade onde operam.

 

Módulo 3 - Planejamento e gestão de programas de relações públicas (160 hs/a)

 

Ementa: Aborda as etapas do planejamento estratégico e a gestão administrativa e financeira da comunicação. Estuda o uso da pesquisa como ferramenta de conhecimento dos públicos das organizações.

 

Módulo 4 - Atividades complementares PI Empresarial (40 horas)

 

Ementa: Projeto Integrado entre os módulos do quarto período do curso.

5º Período Eixo do semestre: Opinião pública e técnicas comunicacionais

 

Módulo 1 - Ética e mídia na opinião pública (120 hs/a)

 

Ementa: Aborda as teorias da opinião pública e estuda os princípios da ética e da psicologia aplicadas à comunicação. Estuda o papel do profissional de relações públicas na formação da opinião pública e suas interfaces com as organizações e aplicação da legislação no exercício profissional.

 

Módulo 2 - Oficinas de RTV em Relações Públicas (160 hs/a)

 

Ementa: Estuda o processo de planejamento e produção de RTV e a utilização de seus produtos na comunicação institucional. Estuda a linguagem fundamental de RTV e o uso da multimídia em suas diferentes aplicações.

 

Módulo 3 - Planejamento editorial, gráfico e digital em relações públicas (120 hs/a)

 

Ementa: Aborda os elementos básicos da linguagem visual ligada ao estudo dos elementos gráficos, ao planejamento editorial e produção gráfica; à introdução aos programas de editoração eletrônica; aos elementos da linguagem fotográfica; à fotografia institucional; à digitalização e processamento de imagens estáticas; aos formatos e conversão de arquivos; à internet: histórico, texto, arquitetura e serviços.

 

Módulo 4 - Atividades complementares - Produtos multimídias (40 horas)

 

Ementa: Projeto Integrado entre os módulos do quinto período do curso.

6º Período (Eixo do semestre: Empreendedorismo e análise do cenário organizacional)

 

Módulo 1 - Empreendedorismo em relações públicas (120 hs/a)

 

Ementa: Instrumentaliza o aluno para a constituição e gestão de empresas de comunicação e ressalta o empreendedorismo como oportunidade de desenvolvimento de negócios

 

Módulo 2 - Relações públicas e suas interfaces com a linguagem e técnicas jornalísticas (160 hs/a)

 

Ementa: Aborda as características das mensagens jornalísticas nos diferentes meios, impressos, audiovisuais, ou em redes digitais; apresenta técnicas de produção jornalística e discute as formas de relacionamento com a mídia.

 

Módulo 3 - Análise do cenário organizacional para programas de relações públicas (120 hs/a)

 

Ementa: Estuda o cenário organizacional e da administração contemporânea e os princípios da sociologia e do marketing nos processos e interação das empresas com o mercado.

 

Módulo 4 - Atividades complementares - Produção de veículos institucionais (40 horas)

 

Ementa: Projeto Integrado entre os módulos do sexto período do curso.


7º Período (Eixo do semestre: Governo e Globalização)

 

Módulo 1 - Relações públicas e programas globais de comunicação (120 hs/a)

 

Ementa: Apresenta a atividade de Relações Públicas no contexto da globalização, da influência dos blocos econômicos e do processo de internacionalização da organização. Estuda administração contemporânea e os novos modelos de gestão.

 

Módulo 2 - Relações públicas com e no setor governamental (120 hs/a)

 

Ementa: Analisa a Constituição Brasileira e a estrutura dos poderes executivo, legislativo e judiciário e as áreas governamentais como objeto de estudo e da ação das relações públicas e do relacionamento com os setores Federal, Estadual, Municipal.

 

Módulo 3 - Anteprojeto de relações públicas (160 hs/a)

 

Ementa: Define uma organização real para o desenvolvimento de um projeto de comunicação constituído de: briefing, análise dos processos de comunicação, dos públicos de interesse, dos cenários mercadológicos, de benchmarking e da pesquisa

 

Módulo 4 - Atividades complementares anteprojeto de RP (40 horas)

 

Ementa: Projeto Integrado entre os módulos do sétimo período do curso.

 

8º Período (Eixo do semestre: Governo e Globalização)

 

Módulo 1 - Desenvolvimento do projeto experimental de relações públicas (280hs/a)

 

Ementa: Analisa os ambientes interno e externo da organização, elabora o diagnóstico e o programa de Relações Públicas. Desenvolve instrumentos de avaliação e mensuração de resultados.

 

Módulo 2 - Atividades complementares projeto experimental de RP (120 horas)

 

Ementa: Ações extracurriculares que contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para o curso de Relações Públicas.

Comunicar erros

PUBLICAÇÕES

PAULO FERREIRA - COORDENADOR

Conheça o minicurrículo


 

rela├з├╡es-p├║blicas.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

Acesso Restrito

Portal do Aluno / Docente
Portal CAPES
INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: Presencial
Grau: Bacharelado 
Reconhecimento: Portaria Nº 157 de 04/04/13 
Duração: 4 anos
Campus: Rudge Ramos
Mensalidade - 1º semestre de 2016: R$1.253,00, para pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do programa de desconto. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$1.392,22.
Horário de aula: Noite: 19h30 às 23h
Avaliação do MEC: CPC: 3

Graduação Presencial