Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Relações Internacionais / Apresentação

Apresentação

A importância dos acontecimentos internacionais é um fato evidente. A maior velocidade da informação, por meio da televisão aberta e a cabo e outros meios de comunicação, mostra que os países fazem parte de um mundo cada vez menor e menos distante.

A crescente interdependência econômica, caracterizada por processos de transnacionalização, internacionalização e regionalização passou a fazer parte do cotidiano. Além disso, a busca, pelo Brasil, de uma maior inserção internacional e a diversidade de suas articulações no plano mundial, por meio de acordos multilaterais e regionais, exige o domínio de um conjunto cada vez maior de informações e pesquisas nas mais diversas áreas.

Na atualidade, surgem inúmeras instituições, tanto nos setores público e privado, quanto no terceiro setor, voltadas às relações internacionais. Destacam-se os departamentos criados para tratar de assuntos internacionais nas inúmeras federações e confederações de comércio e indústria, nas secretarias municipais e estaduais, nas empresas estatais e nos demais órgãos da administração federal direta e indireta, nas universidades, nos sindicatos e nas associações de classes, nos partidos políticos e em outras organizações não governamentais.

Nesse sentido, um Grupo de Trabalho, composto por professores do Colegiado de Economia, partindo de discussões realizadas durante o ano de 2018, propôs a criação de um curso de Relações Internacionais.


Além das questões já apresentadas, o curso se justifica pelas seguintes características regionais:


I) A renda per capita do ABC faz da região o terceiro mercado do Brasil, superado somente pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

II) Estão localizadas no Grande ABC grandes montadoras mundiais de veículos (Ford, General Motors, Volkswagen, Scania, Mercedes Benz, Toyota), ao lado de outros expressivos complexos como o químico (tintas, cosméticos e produtos petroquímicos), o de máquinas e equipamentos e o de plástico e borracha. Em paralelo, os setores comerciais e de serviços vêm crescendo muito significativamente, como comprovam as instalações de grandes cadeias nacionais e internacionais de hipermercados na região, como Wall Mart, Carrefour, Lojas Americanas, Extra, Big e outros.

III) A região do Grande ABC localiza-se entre a capital do Estado e a cidade de Santos, respectivamente a maior cidade e o principal porto do Brasil. A região é servida por duas rodovias, Anchieta e Imigrantes, e uma ferrovia, além de estar próxima dos dois aeroportos da capital.

IV) O Grande ABC engloba sete municípios: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, e nenhum dos dezoito cursos de Relações Internacionais oferecidos no Estado de São Paulo está localizado na região.

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X