Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Rádio, TV e Internet / Projetos

Projetos

Projetos Integrados (PIs)

 Para cada semestre são estabelecidos Projetos Integrados (PIs), de complexidade crescente, que garantem a integração horizontal e interdisciplinar dos conteúdos nos diversos semestre do curso. Do primeiro ao terceiro semestres estes PIs visam instrumentalizar teórica e praticamente o aluno para desenvolver produtos culturais para o Rádio, a TV e as Novas Mídias. Têm caráter de Fundamentação Estética, no primeiro semestre; de Organização Espacial, no segundo; e de Estruturação para a Produção, no terceiro. A partir do quarto semestre, os PIS têm um caráter prático e profissionalizante de complexidade crescente, nos quais são utilizados os conhecimentos técnicos, estéticos e culturais até então adquiridos.

 

Projetos de Iniciação Científica

 O Curso de Radialismo (RTV) faz parte da estrutura da Faculdade de Comunicação que inclui em sua estrutura o Curso de Pós-Graduação em Comunicação. Por essa razão, oferece a seus estudantes, desde o primeiro ano, a possibilidade de participarem de projetos de pesquisa e iniciação científica orientados por professores dos cursos de graduação e da Pós-Graduação. Os alunos são constantemente estimulados no sentido de aprofundar a pesquisa de temas específicos, redigir relatórios e artigos e participar em eventos acadêmicos internos e externos.

 

Telespectadores pioneiros: 60 anos de televisão em São Paulo.

 Projeto que pretende através de entrevistas e documentação coletada por alunos do Curso de Radialismo (RTV) recuperar a memória do início da televisão em São Paulo (década de 1950), através da memória do telespectador. O projeto foi iniciado em 2009 e encontra-se em desenvolvimento.

 

Cidade da TV

 Desde 2005 o Curso de RTVI vem desenvolvendo parceria com a Pró-TV (Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira) no sentido de preservar a história e memória da televisão brasileira, além da instalação de um museu para o adequado tratamento e exposição de um rico material disponibilizado por emissoras, técnicos, artistas e pesquisadores.

No ano de 2011 a Pró-TV recebeu autorização para instalar, parte de seu acervo, no interior do parque temático “Cidade da Criança”, localizado em São Bernardo do Campo. A este espaço específico, inaugurado em 19 de setembro de 2011, foi dado o nome de “Cidade da TV”, ocupando um amplo edifício de dois andares com mais de 30 salas temáticas, auditório e um miniestúdio de televisão. 

A Universidade Metodista foi convidada a ampliar a parceria com a Pró-TV auxiliando no desenvolvimento de material escrito e audiovisual sobre a história das emissoras de televisão, gravação de entrevistas e depoimentos com profissionais pioneiros da TV, treinamento de estagiários e monitores, desenvolvimento de cursos e palestras, apoio  técnico para a melhor utilização do estúdio de TV que irá funcionar no local, participação no desenvolvimento de mostras e exposições. 

Para tanto o Curso de RTVI aprovou para 2012 um projeto de extensão específico para atender tais finalidades e que conta ainda com o apoio da Cátedra Unesco de Comunicação. Trata-se, portanto da participação da Universidade Metodista num projeto que visa a concretização de antigo anseio dos profissionais relacionados ao meio televisivo, qual seja, a alocação em um espaço adequado e de fácil acesso de um acervo específico que possibilite aos interessados, de todas as faixas etárias, acompanharem o rico e diversificado processo de desenvolvimento da televisão brasileira ao longo de mais de 60 anos.

 Uma história repleta de nuances e que corre o risco de ser perdida se não forem adotadas ações urgentes no sentido de concretizar a preservação de uma extensa gama de documentação e equipamentos atualmente espalhados por diversos espaços improvisados.

 

TAG TV

Com o objetivo de proporcionar espaço de criação e inovação de conteúdos audiovisuais, a Faculdade de Comunicação criou a TAG TV, que oferece programação on-line, como web séries, clipes, curta metragens, programas sobre diferentes temas e conteúdos inéditos para alunos e comunidade. Conheça a TAG TV

 

Sônica

A Rádio Sônica, inaugurada em 2011 nas dependências da Redação Multimídia, é um importante espaço para aprendizado prático dos alunos. A programação da Rádio, que abriga os quadros Ritmo em Cena, CTRL+TEC, Notícias da Hora,Você Sabia, Infosônica, Metolista, Pergunte para quem entende, Na Faixa, Nossa voz do Brasil, Making Áudio, Sônica de Garagem, Sônica em Série, além da programação musical, é produzida pelos alunos de Rádio, TV e Internet, com o auxílio dos alunos do curso de Jornalismo e pode ser acompanhada por estudantes, professores e comunidade por meio do site Sônica. Acompanhe a programação

 

Comunicar erros

MARCELO BRISENO - COORDENADOR
Marcelo Briseno
Veja o minicurrículo

 


 

selo-radioetv.png

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: