Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Rádio, TV e Internet / Notícias / Documentário sobre autismo produzido por alunos da Metodista é exibido na TV Cultura

Documentário sobre autismo produzido por alunos da Metodista é exibido na TV Cultura

“Nosso Mundo Azul” retrata autistas no audiovisual

13/09/2019 18h55 - última modificação 16/09/2019 15h59

Estima-se que uma a cada 160 crianças tenha transtorno do aspecto autista (TEA) atualmente e, provavelmente, todos nós conhecemos ao menos uma pessoa com autismo. Apesar disso, o entendimento a respeito do transtorno ainda é limitado e envolto em noções preconceituosas.

Consequentemente, a maioria das pessoas com autismo ainda é excluída de espaços como escola e mercado de trabalho, sem oportunidade de socialização completa.

“O autismo é ainda tema pouco retratado e conhecido, mas muito presente na sociedade. Portanto, muitas pessoas não têm o conhecimento necessário para falar com propriedade sobre o assunto. Muitos ainda dizem que "o autista vive em seu próprio mundo". A luta diária de autistas, familiares, educadores e apoiadores da causa é para que toda a sociedade entenda que o autista não vive em seu mundo, mas no nosso”, declara Beatriz Veloso, 22.

Beatriz é uma das produtoras do documentário “Nosso Mundo Azul”, exibido na TV Cultura no sábado 14 de setembro no programa Campus em Ação. O projeto foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista de São Paulo juntamente com Higor Luis, 21, Marcella Luna, 21, Maria Kamila, 22, e Milena Aragão, 22.

Um mundo azul e de todos nós

Segundo Beatriz, todos os membros do grupo sempre tiveram interesse pelo tema e essa curiosidade os uniu para o desenvolvimento do projeto. Com o avanço das pesquisas, compreenderam que o audiovisual está muito presente na vida dessas pessoas. “Uma pessoa do espectro autista pode aprender e desenvolver-se muito com o audiovisual e, mais ainda, pode produzir esse conteúdo. Nosso documentário retrata de uma forma sensível a vida cotidiana, anseios, sonhos, dificuldades de uma criança e um adulto autistas dentro do audiovisual”, explica.

Por meio do documentário, os alunos compreenderam como a área de comunicação pode transformar a vida das pessoas, ultrapassando sua função como entretenimento. Assim, a produção enfoca a experiência pessoal de Marcos e Daniel e suas famílias dentro do audiovisual. Por ser tema ainda pouco abordado, os alunos tiveram dificuldade em encontrar materiais de pesquisa sobre autismo, sobretudo relacionados ao audiovisual.

“Pessoalmente, esse foi meu último projeto na faculdade antes de entrar no mercado de trabalho, o que foi muito bom porque me motivou ainda mais a querer entrar no mercado audiovisual brasileiro, para dar voz e visibilidade àqueles que ainda não têm”, afirma.

Você também pode conferir o documentário no Youtube.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,

MARCELO BRISENO - COORDENADOR
Marcelo Briseno
Veja o minicurrículo

 


 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X