Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Rádio, TV e Internet / Filme de ex-aluno da Metodista concorre a prêmio no CINEfoot

Filme de ex-aluno da Metodista concorre a prêmio no CINEfoot

“A Mais Briosa” conta a história do time de futebol Portuguesa Santista

28/09/2018 21h15 - última modificação 01/10/2018 18h04

O centenário da Portuguesa Santista estará em cartaz no Estádio do Pacaembu pelo prêmio CINEfoot (Festival de Cinema de Futebol), na próxima quarta-feira 3 de outubro, às 19h. O filme “A Mais Briosa – Um Amor 100 Divisão” é uma produção do ex-aluno Guilherme Bernardo, formado em 2009 no curso de Rádio e TV da Universidade Metodista de São Paulo.

A homenagem à Associação Atlética Portuguesa, uma das mais tradicionais equipes do Estado de São Paulo, conta a história desde a fundação até os dias de hoje, passando por momentos especiais da instituição. O filme é definido como um “docuficção”, em que depoimentos de ex-jogadores, jornalistas e torcedores se misturam em um conto ficcional. Na história, Lino, um barbeiro português que reside em Santos, recebe seu neto, que começa a questioná-lo sobre o clube, que é parte da decoração da barbearia.

Com raízes portuguesas na família, Guilherme Bernardo acompanhava a Portuguesa Santista desde 1996 e aproveitou o penúltimo aniversário do clube para iniciar a obra, que levou cinco meses para ser produzida. “Em novembro 2016, a Portuguesa comemorou 99 anos e tive a ideia de fazer um filme que contasse sua história e a homenageasse nesse momento especial. Montei o projeto com auxílio de uma designer e apresentei ao clube em janeiro de 2017. A diretoria adorou, mas deixou claro que não poderia colaborar financeiramente”, contou o diretor.

Guilherme realizou o projeto com recursos próprios, com 10 profissionais que o ajudaram na produção, sendo um deles o roteirista Vinícius Perobeli, também ex-aluno de Rádio e TV da Metodista. “Rasguei o orçamento realizado até então e, de uma forma mais econômica, remodelei algumas ideias. Com muito sacrifício, consegui entregar o filme no prazo prometido, em novembro de 2017, mês em que o clube comemorou 100 anos, em uma sessão para 400 pessoas em um cinema da cidade”, disse o diretor.

Além de estar entre os sete finalistas selecionados na Mostra Popular do CineFoot, maior festival da América Latina para filmes de futebol, “A Mais Briosa” também foi premiada no Santos Film Fest, festival com obras nacionais e com critérios de seleção de alto nível.

De acordo com Guilherme, a formação na Metodista ajudou-o a desenvolver e criar o embasamento para seguir a carreira de diretor. “O desenvolvimento acadêmico é um dos alicerces para construir a carreira profissional. Agradeço às condições que a Metodista me ofereceu, a vivência com professores experientes e a estrutura audiovisual - o que mais me chamou a atenção, desde o período pré-faculdade, até durante os estudos”, afirmou.

A entrada para assistir ao filme no Pacaembu é gratuita e os convites serão distribuídos por ordem de chegada perto do horário da exibição. Para mais informações sobre a obra visite a página www.facebook.com/amaisbriosa. 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,

MARCELO BRISENO - COORDENADOR
Marcelo Briseno
Veja o minicurrículo

 


 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X